UE/ECOFIN: mais adiamentos…

A reunião de ontem do ECOFIN (Luxemburgo) resolveu adiar para Julho qualquer decisão sobre um novo pacote de ajuda financeira à Grécia. Os ministros das finanças da Zona Euro não chegaram este fim-de-semana. link Resolveram esperar pela votação da moção de confiança do parlamento grego ao governo e pela aprovação de um novo plano de austeridade para libertar a 5ª. tranche do resgate grego, no valor de 12 mil milhões de euros...

Entretanto, os “mercados” não deixarão de reagir. A Grécia continuará a viver no espectro do incumprimento e a “renovar” planos de austeridade, uns atrás dos outros. A instabilidade política neste País cresce dia para dia sob uma altíssima pressão (tensão) social. O “temor do contágio” será explorado ad nauseum e para além de Portugal e da Irlanda já envolve a Espanha, a Bélgica e a Itália. Pior que as ameaças de contágio sistémico é este “mecanismo de arrastamento”, país por país, até ao colapso. A UE dá ao Mundo a imagem de uma confrangedora pobreza estratégica na defesa do euro.


A solução dos problemas da Zona Euro mistura-se cada vez mais com a sobrevivência da UE e tornou-se, inevitavelmente, política. E aí como as divergências são maiores… caminharemos de adiamento em adiamento até à derrota final: the Eurofinish!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides