Equinócio da Primavera

Este ano, a luz do sol retorna no seu esplendor, as flores desabrocham e a temperatura é mais quente, tudo como deve ser, a anunciar o equinócio da Primavera que logo, às 21h e 25m terá lugar no Hemisfério onde nos encontra.

Queria celebrar com os diletos leitores a Primavera que chega, e lembro-me de que há 20 anos, no dia de hoje, 20 de março de 2003, às 02H35 (hora de Lisboa) começaram as bombas a cair sobre Bagdad. Quatro compulsivos mentirosos e agressivos belicistas tinham decidido invadir o Iraque.

Desse inferno, da orgia de terror, da destruição de um País e desestabilização do Médio Oriente, cujas consequências nefastas para a paz mundial continuam a sentir-se, nunca foram julgados os autores. Todos vivem ainda, sem vergonha nem remorso. E só Blair pediu perdão do crime que o não merece.

Em Portugal, onde a política externa é da exclusiva responsabilidade do Governo, onde o PR Jorge Sampaio, com grande dignidade, se opôs ao envio das Forças Armadas, por ser o Comandante Supremo, a invasão foi apoiada com um contingente da GNR, com o júbilo dos partidos que então eram governo e forte condenação dos partidos da oposição

Depois da insensatez e do crime, o mundo tornou-se mais perigoso e a impunidade dos invasores trouxe a desmoralização aos que defendem a paz e o respeito pela integridade dos países soberanos.

Há 20 anos, países civilizados, escreveram uma das páginas mais negras da História das democracias.

Hoje, com a raiva do crime perpetrado, com outros crimes a acontecerem, hesito entre a celebração da Primavera que chega e o combate aos belicistas que se multiplicam, entre a ilustração da efeméride com o famoso quadro de Botticelli, «Alegoria da Primavera», ou a evocação das invasão do Iraque com as fotos dos criminosos.

E decido celebrar a Primavera e execrar os belicistas.

Feliz equinócio, diletos leitores.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides