O mau e o bom, nos discursos 

da mesma Igreja

Onofre Varela

Continua na ordem do dia o caso dos crimes sexuais praticados por sacerdotes católicos no seio da Igreja que se proclama distribuidora de amor e tem a sua história manchada por crimes de ódio perpetrados pela Inquisição rotulada de “santa”, e crimes de índole sexual cometidos ao longo da sua história milenar até aos nossos dias e à nossa porta

O bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), não foi feliz na negação de apoio às vítimas, o qual devia ser assumido pela Igreja enquanto entidade que alberga os sacerdotes acusados de violação sexual. Disse que a questão desse apoio, referente às indemnizações, “é clara, tanto no Direito Canónico como no Direito Civil. Se há um mal feito por alguém, esse alguém é que é o responsável pela indemnização”. 

Em seu entender, a lista que a Igreja recebeu da Comissão de Investigação dos crimes sexuais cometidos pela Igreja, não passa de uma simples lista com nomes, sem possibilidade de se comprovar os actos criminosos alegadamente cometidos por sacerdotes da sua Igreja. As vítimas teriam de fazer prova das suas violações para, só então, os sacerdotes acusados poderem ser alvo de um inquérito no sentido de se averiguar a veracidade da acusação… como se fosse possível comprovar um crime sexual sem testemunhas a assistir!… Como é que um abusado, em criança, prova, em adultoa sua violação?!… Ele tem, como prova, a sua recordação, o seu trauma e a sua vergonha!… 

Depois, o bispo Ornelas deu a mão à palmatória dizendo que não foi feliz, que a sua comunicação não foi adequada e não conseguiu passar aquilo que tinha para dizer… mas que não soube dizer. 

Um mês antes deste deslize, o mesmo bispo teve um discurso positivo que eu aplaudi. 

No dia 8 de Fevereiro a imprensa noticiou que a CEP levou à assembleia continental europeia do sínodo dos bispos que decorria em Praga, na República Checa, uma lista de reivindicações no sentido de a Igreja ser mais aberta à mudança e promover a participação da mulher em igualdade de oportunidades. 

Da mesma lista consta o acolhimento dos novos modelos familiares, das famílias mono-parentais e dos divorciados novamente casados, incluindo os “casais” do mesmo sexo. 

E mais disse: é preciso acabar com o hermetismo que rodeia o tema dos abusos sexuais perpetrados no seio da Igreja”. 

Relativamente ao acesso das mulheres ao sacerdócio, à ordenação de homens casados, à identidade sexual e de género, mais o celibato dos padres, José Ornelas defendeu que é preciso “adaptar a linguagem litúrgica aos tempos actuais”. 

Disse ainda que “o clericalismo obstaculiza a mudança, o legalismo arbitrário afasta os fiéis e o rosto burocrático de muitas comunidades são geradoras de tensão e, muitas vezes, de abandono”.

Defendeu a necessidade de se rever a formação dos seminaristas, bem como a de a Igreja readquirir a relevância social numa Europa cada vez mais descristianizada, onde a dimensão institucional da Igreja tem uma relevância cada vez menor. 

Estes discursos fazem o retrato do catolicismo que continua a ser o que sempre foi: uma martelada no prego… e outra na ferradura. 

(O autor não obedece ao último Acordo Ortográfico) 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides