Hoje, na Ereira

O POETA AFONSO DUARTE – HOMENAGEADO HOJE NA EREIRA

A vida e a obra de Afonso Duarte (1884-1958) vão ser homenageadas, na sua terra natal a Ereira, concelho de Montemor o Velho no próximo domingo, dia 5 de março. A iniciativa organizada pela Associação Afonso Duarte, com sede na Ereira tem o patrocínio da presidência da Camara Municipal de Montemor o Velho e da Assembleia Municipal, dos vereadores da Cultura e da Educação, de outros órgãos autárquicos regionais e locais e de instituições culturais e cívicas do distrito de Coimbra.

 As várias manifestações programadas e que decorrem na data em que se completam 65 anos sobre a morte de Afonso Duarte, terão início ás 10 e 30 horas, na igreja local , com uma missa de sufrágio; seguindo – se ás 11 e 30 horas o descerramento de uma placa evocativa na casa onde nasceu o poeta. Serão oradores, Afonso Duarte Costa, presidente da Associação Poeta Afonso Duarte e o jornalista e escritor António Valdemar, sócio efetivo da classe de Letras da Academia das Ciências.

A homenagem será concluída, a partir das 15.30 horas,  na sede da Associação Cultural Ereinse. Haverá, uma recreação etnográfica, a feita apresentada pelo grupo folclórico Ereirense e   uma atuação   musical, a cargo dos artistas Sara Travassos e de Tiago Cordeiro . Realiza – se também uma sessão cultural com intervenções de várias personalidades, nomeadamente, o Presidente da Assembleia Municipal,  Fernando Jorge Ramos; o presidente Câmara Municipal,  Emilio Torrão; o presidente da Junta de Freguesia da Ereira Vasco de Sousa Martins; o juiz conselheiro Mário Araújo Torres;  Afonso Duarte Costa, presidente da Associação Poeta Afonso Duarte; e ainda António Valdemar, convidado pela autarquia e que se deslocou expressamente á Ereira, para evocar testemunhos do convívio com Afonso Duarte, com quem privou, nos anos 50, conforme se encontra documentado em correspondência de Afonso Duarte para o poeta Jacinto Soares de Albergaria. Assim ficará assinalada esta efeméride , no próximo Domingo, que se destina a «recordar e cantar o poeta e a sua Ereira».

Assim ficou assinalada a data e a homenagem com uma palestra notável de António Valdemar numa viagem pela cultura, inteligência e liberdade do notável académico António Valdemar.


                                                                        Fotos da sessão 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides