Mensagens populares deste blogue
Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017
Por
Carlos Esperança
-
Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
HUMOR – Frases de AMÉRICO TOMÁS, um troglodita que julgávamos não ter rival
Por
Carlos Esperança
-
“Comemora-se em todo o país uma promulgação do despacho número Cem da Marinha Mercante Portuguesa, a que foi dado esse número não por acaso, mas porque ele vem na sequência de outros noventa e nove anteriores promulgados...” “A minha boa vontade não tem felizmente limites. Só uma coisa não poderei fazer: o impossível. E tenho verdadeiramente pena de ele não estar ao meu alcance.” “Neste almoço ouvi vários discursos, que o Governador Civil intitulou de simples brindes. Peço desculpa, mas foram autênticos discursos.” “A Aeronáutica, como várias vezes disse, é um complemento da navegação marítima, pois com o progresso da técnica e a rapidez da vida de hoje, era necessário por vezes chegar mais depressa.” “O caminho certo é o que Portugal está seguindo; e mesmo que assim não fosse não há motivo para nos arrependermos ou para arrepiar caminho” [1964] “Eu devo dizer que as incompreensões e as críticas – e quando me refiro ás críticas refiro-me àquelas que não sã...
Comentários
É preciso ter "lata"! O Vaticano precisa muito mais dos EUA do que os EUA do Vaticano. O que B.16 merecia era que Obama não nomeasse nenhum embaixador no Vaticano e expulsasse dos EUA o núncio do Vaticano.
Obrigado por trazer este assunto ao Ponte Europa.
Esqueci-me de fazer a referência que queria quando tomei conhecimento do facto que a ICAR se esforça por desmentir.
A ICAR sabe pouco de prevenção em Saúde.
Dedica-se a prevenção epistolar das tentações e, mesmo neste campo, falha amiudadamente.
Mas, mesmo sendo possuidora de uma olímpica ignorância, arremessa "sentenças" como as de Bento 16, na última peregrinação por África.
Infelizmente, a prevenção tem, sempre, as suas limitações.
Infalível só a morte, mesmo para os papas…
Todavia, se acaso, a Ciência - que Ratzinger cada vez mais hostiliza - descobrisse uma vacina contra a SIDA, é certo e garantido que o Vaticano, dentro dos seus princípios cabotinos, continuaria a defender a abstinência sexual como panaceia para todos os males do Mundo. Está-lhe no sangue.
O prazer é, para a Cúria pontifícia, uma aberração.
Todavia, o impressionante são as incríveis e despudoradas piruetas que a ICAR, sistematicamente, constrói para justificar as suas, cada vez mais frequentes, "barracadas".
Pouco me importa a imposição do regime celibatário aos religiosos. É, no fundo, uma escolha – forçada, que mesmo o próprio clero trabalha para alterar.
Agora este tipo de dogmatismos são, profundamente, anti-sociais.
Qual seria o futuro da família, ou mesmo da Humanidade, se os cristãos adoptassem como modo de vida ou, in limine só para exibição exterior, um regime pretensamente celibatário?
Qual a dimensão do problema demográfico que levantariam, em certas regiões do Mundo?
Ao senhor cardeal patriarca e ao papa, aconselharia preservativos com controlo de qualidade.
Isso, bastaria para "desmontar" a recente argumentação, que para além de ridícula é absolutamente espúria...