Mensagens populares deste blogue
Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017
Por
Carlos Esperança
-
Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
HUMOR – Frases de AMÉRICO TOMÁS, um troglodita que julgávamos não ter rival
Por
Carlos Esperança
-
“Comemora-se em todo o país uma promulgação do despacho número Cem da Marinha Mercante Portuguesa, a que foi dado esse número não por acaso, mas porque ele vem na sequência de outros noventa e nove anteriores promulgados...” “A minha boa vontade não tem felizmente limites. Só uma coisa não poderei fazer: o impossível. E tenho verdadeiramente pena de ele não estar ao meu alcance.” “Neste almoço ouvi vários discursos, que o Governador Civil intitulou de simples brindes. Peço desculpa, mas foram autênticos discursos.” “A Aeronáutica, como várias vezes disse, é um complemento da navegação marítima, pois com o progresso da técnica e a rapidez da vida de hoje, era necessário por vezes chegar mais depressa.” “O caminho certo é o que Portugal está seguindo; e mesmo que assim não fosse não há motivo para nos arrependermos ou para arrepiar caminho” [1964] “Eu devo dizer que as incompreensões e as críticas – e quando me refiro ás críticas refiro-me àquelas que não sã...

Comentários
Não existe (ainda, que eu saiba) nenhuma Associação Teísta Portuguesa.
Curiosidades sobre a palavra esperança:
esperança | s. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de esperançar
2ª pess. sing. imp. de esperançar
esperança
s. f.
1. Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há-de realizar ou suceder.
2. Expectativa.
3. Coisa que se espera.
4. Confiança.
5. Relig. Uma das virtudes teologais.
6. Dar esperanças: estar prometedor, animar com esperanças.
7. Estar ou andar de esperança: estar no período de gravidez (só se diz da mulher).
esperançar - Conjugar
v. tr.
1. Dar esperanças a.
v. pron.
2. Conceber esperanças; confiar.
"esperança", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2009, http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=esperança [consultado em 2009-04-14].
Spes
The personified Roman goddess of hope. She had a sanctuary on the vegetable market. Spes is portrayed as a young woman holding a cornucopia and a flower.
"Spes." Encyclopedia Mythica from Encyclopedia Mythica Online.
http://www.pantheon.org/articles/s/spes.html
[Accessed April 14, 2009].
ELPIS: Goddess of Hope. Last seen clinging to the inside of PANDORA's box.
Possibly a child of NYX or even ERIS, she's a young lady deity usually portrayed optimistically holding a fresh flower. She always looks on the bright side and is a real comfort when things are looking bleak.
When the Romans came across her, they renamed her SPES and built several temples in her honor.
"Elpis." Godchecker from Godchecker.com.
http://www.godchecker.com/pantheon/greek-mythology.php?deity=ELPIS
[Accessed April 14, 2009].
Foi uma gralha, de facto. Há outra no meu nome.
Agora, sendo assim, porque não se declararem abertamente os agnósticos que de facto são?...