11 DE SETEMBRO – TRÊS TRAGÉDIAS
Por Onofre Varela
Há três dias assinalou-se uma data triplamente dramática. Lembro três tragédias que aconteceram no mesmo dia mas em anos diversos:
1973 – No Chile, o regime democrático e constitucional socialista, presidido por Salvador Allende, foi derrubado por um golpe militar chefiado pelo ditador general Augusto Pinochet, levando à morte o próprio Allende e assassinando, nos dias seguintes e por vários anos, milhares de democratas. O ditador Pinochet teve a ajuda do governo dos EUA e da CIA, mais dos seguintes países: Brasil, Canadá, Austrália e Reino Unido.
1985 – Em Portugal, na linha da Beira Alta (entre Moimenta e Alcafache), um desastre com dois comboios (motivado por erro humano) causou a morte a cerca de 150 pessoas. Vários focos de incêndio impossibilitaram o socorro. Oficialmente há 64 desaparecidos.
2001 – Nos Estados Unidos da América, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Dois deles foram lançados contra as torres gémeas de Nova Iorque; o terceiro foi lançado sobre o Pentágono; e no quarto avião os terroristas não conseguiram os seus intentos porque os pilotos, cônscios de que iam morrer juntamente com as quatro dezenas de passageiros que seguiam a bordo, não cumpriram as ordens dos terroristas e despenharam o avião num campo para não provocarem mais mortes. No total morreram 2996 pessoas.
Comentários