MANIFESTO CÍVICO PELO 5 DE OUTUBRO FERIADO NACIONAL
Cidadãs e Cidadãos de Coimbra, convocados pela Comissão Cívica de Coimbra para as Comemorações do Centenário da República, reuniram hoje, dia 8 de Dezembro de 2011, para reflectirem sobre a anunciada intenção governamental de suprimir como feriado nacional o 5 de Outubro, tendo chegado às seguintes conclusões:
1 – É inaceitável a concretização desta medida, atendendo a que o património republicano, institucionalmente consagrado pela revolução de 5 de Outubro de 1910, é o fundamento indeclinável do próprio regime democrático.
2 – Assim, exorta-se o Governo a não concretizar a medida anunciada e apela-se ao Senhor Presidente da República, como herdeiro mais qualificado desta intangível tradição histórica, no sentido de não permitir a supressão daquele feriado.
3 – Igualmente se apela a todos os partidos e forças sociais que possam rever-se nos valores republicanos a que nos ajudem a perseguir o desiderato de manter o 5 de Outubro como feriado nacional.
4 – As Cidadãs e Os Cidadãos acima mencionados entenderam, qualquer que venha a ser a decisão governamental, continuar a comemorar o 5 de Outubro neste dia e não em qualquer outro, mobilizando para o efeito todos os estratos de população que nos queiram acompanhar e procurando mobilizar, muito especialmente, os mais jovens.
5 – Também foi igualmente decidida a constituição, a partir deste momento, do “Movimento Republicano 5 de Outubro”, o qual irá lutar, desde já, pela manutenção do 5 de Outubro como feriado nacional, assumindo também o compromisso público de difundir por todos os meios o ideário e os valores do republicanismo.
a) Amadeu Carvalho Homem, Anabela Monteiro, Augusto Monteiro Valente, Carlos Esperança, Fernando Fava, José Dias
Comentários
tirando a Maria da Fonte e pouco mais
somos um país tipicamente de pronunciamentos militares que viram feriados
parece mal
umA carbonaria Garibaldiana ficar como feriado é doca gente precisa
assis pode ser que sejam os maçons que organizem a próxima
sempre é melhor que o centro cultural reconquista ou outro da mesma igualha de militaria na reserva e reforma