MANIFESTO CÍVICO PELO 5 DE OUTUBRO FERIADO NACIONAL


Cidadãs e Cidadãos de Coimbra, convocados pela Comissão Cívica de Coimbra para as Comemorações do Centenário da República, reuniram hoje, dia 8 de Dezembro de 2011, para reflectirem sobre a anunciada intenção governamental de suprimir como feriado nacional o 5 de Outubro, tendo chegado às seguintes conclusões:

1 – É inaceitável a concretização desta medida, atendendo a que o património republicano, institucionalmente consagrado pela revolução de 5 de Outubro de 1910, é o fundamento indeclinável do próprio regime democrático.

2 – Assim, exorta-se o Governo a não concretizar a medida anunciada e apela-se ao Senhor Presidente da República, como herdeiro mais qualificado desta intangível tradição histórica, no sentido de não permitir a supressão daquele feriado.

3 – Igualmente se apela a todos os partidos e forças sociais que possam rever-se nos valores republicanos a que nos ajudem a perseguir o desiderato de manter o 5 de Outubro como feriado nacional.

4 – As Cidadãs e Os Cidadãos acima mencionados entenderam, qualquer que venha a ser a decisão governamental, continuar a comemorar o 5 de Outubro neste dia e não em qualquer outro, mobilizando para o efeito todos os estratos de população que nos queiram acompanhar e procurando mobilizar, muito especialmente, os mais jovens. 

5 – Também foi igualmente decidida a constituição, a partir deste momento, do “Movimento Republicano 5 de Outubro”, o qual irá lutar, desde já, pela manutenção do 5 de Outubro como feriado nacional, assumindo também o compromisso público de difundir por todos os meios o ideário e os valores do republicanismo.

a) Amadeu Carvalho Homem, Anabela Monteiro, Augusto Monteiro Valente, Carlos Esperança, Fernando Fava, José Dias

Comentários

inaceitável foi a única revolta que teve quase tantos civis como magalas a disparar contra o phoder

tirando a Maria da Fonte e pouco mais

somos um país tipicamente de pronunciamentos militares que viram feriados

parece mal

umA carbonaria Garibaldiana ficar como feriado é doca gente precisa

assis pode ser que sejam os maçons que organizem a próxima

sempre é melhor que o centro cultural reconquista ou outro da mesma igualha de militaria na reserva e reforma

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides