A embaixadora Ana Gomes e a perseguição aos políticos

A extrema-direita usou sempre a corrupção como arma política contra as democracias e os democratas, certa de que a corrupção não é escrutinada nos regimes que lhe servem de referência, onde a censura se exerce.

O inevitável “I” é um de muitos papéis impressos onde se formatam os adversários das democracias liberais que estão sob assédio de extremistas políticos. Os esgotos hão de correr para algum lado e cada jornal terá os leitores que merece.

A denúncia do património da embaixadora Ana Gomes, cuja licitude jamais é posta em causa, insinua que a referida cidadã foge aos impostos, por ter um contrato-promessa de venda de um imóvel por valor que a obrigaria ao pagamento de maior IMI, acrescido do adicional que tributa imóveis de valor superior a 500 mil €€ e, mais penalizador, quando ultrapassa 1 milhão de euros. É mentirosa e ignóbil a insinuação.

A venda do imóvel referido no contrato-promessa é penalizadora para a proprietária em termos de mais-valias e não deve haver em Portugal um único contribuinte que requeira à autoridade tributária a avaliação sucessiva de imóveis ao sabor das flutuações do mercado. Nem o pedido seria exequível.

Então por que motivo uma não-notícia se converte em título de caixa-alta e se menciona o valor de outro imóvel, que possivelmente habita, para devassa da vida privada de uma mulher que enveredou pela política? O ‘jornal’ cita um alegado jurista que diz ser uma questão ética. Que ética? A da calúnia e da desinformação gratuita?

Que se combatam as ideias que defende, neste caso de uma política que se situa na ala direita do PS, é o ónus que, em democracia, têm de suportar os que enveredam por uma exposição pública na política.

Que se devasse a vida privada de quem quer que seja, onde não há a menor sombra de ilegalidade, é a atitude cobarde de um jornalismo de sargeta que desagua na leitura de pessoas rudimentarmente informadas onde a inveja e o escândalo alimentam vidas infelizes.

Há, de facto, um escândalo, comum a embaixadores e magistrados judiciais, que atingem remuneração superior à de qualquer membro do Governo, incluindo a do PM, e que são os únicos funcionários do Estado que mantêm na reforma o mesmo vencimento dos colegas no ativo, benefício que não usufrui qualquer outro trabalhador e para o qual não descontaram durante a vida ativa. Mas disso, não quer saber o escriba que se julga jornalista.

Lê-se o artigo, alertado por pessoas que o leram na diagonal e que julgavam ter sentado a embaixadora no pelourinho da opinião pública por indignidade. A afinal, era apenas a opinião publicada por quem tem da ética e do jornalismo uma ideia distante do que são.

A defesa de Ana Gomes é, neste caso, um dever de todos os que, em qualquer quadrante democrático, não se resignam a assistir à calúnia, insídia e difamação dos políticos para fragilizar as democracias, únicos regimes que permitem, sob a capa de direito à opinião, bolçar alarvidades execráveis como a que ora denunciei. 

Ponte Europa / Sorumbático

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides