Assim vai o meu país… – 2

1 – Ontem, o Papa Francisco consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, em simultâneo com idêntica cerimónia em Fátima, abrilhantada pela presença de Marcelo, certamente como crente e não como PR de um país laico cujo cargo o obriga a deveres de contenção pia.

Talvez os devotos não saibam que Papa João Paulo II, há exatamente 38 anos, a 25 de março de 1984, tinha consagrado o Mundo à mesma víscera de Maria, diante de uma imagem da Sr.ª de Fátima. Não me recordo se exultaram então os crentes ortodoxos, mas, agora, os bispos ortodoxos ucranianos gostaram e os russos ignoraram.

Para um ateu, mais dado à aritmética do que à fé, ficou claro que o prazo de validade de uma consagração papal dura 38 anos e precisa de uma dose de reforço.

Só não ficou bem que o PR se prestasse a ser sacristão de um ato pio.

Comentários

Monteiro disse…
Por causa da revolução bolchevista a Sr.ª de Fátima nunca simpatizou lá muito com a Rússia e mandou aos miúdos que rezassem um rosário que tinha 5 vezes mais Ave-Marias que o vulgar terço que se esgota nas cinquenta Ave-Marias, tudo pela conversão daquele país e mais um esforço os fieis estão quase a conseguir.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides