O cardeal admoestado...[II]. Mau estar entre alguns católicos portugueses…

"Nós Somos Igreja" diz que Vaticano está a fazer birra…
Fundadora do movimento Nós Somos Igreja critica o Vaticano por ter chamado o cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo, após este ter dito que não existem obstáculos teológicos quanto à ordenação de mulheres. link

A reprimenda administrada ao cardeal José Policarpo pelas suas declarações sobre a ordenação de mulheres está a causar mau estar entre grupos católicos portugueses.

Na verdade, o Vaticano estaria a dogmatizar esta questão religiosa e a transformá-la num problema teológico que, como entendem os crentes, deverá ser discutida ao nível dos princípios, da cultura e da igualdade.
A frase: "todos os católicos baptizados têm direito a ser tudo na Igreja" resume a nova postura dos católicos pertencentes ao movimento “Nós somos Igreja”.

A realidade e a rápida transformação do Mundo a que a ICAR ou se mostrou totalmente insensível ou tardiamente (muito tardiamente) vai a reboque do que é já tão óbvio que fere a sensibilidade humana (caso da pílula anticonceptiva, do preservativo, etc.) condicionam os objectivos das associações (reformistas) que se movimentam no seu seio.

Quando se olha para o Mundo cristão (mais lato do que o católico) entende-se este problema. O verdadeiro problema reside na Contra-Reforma, corrente cristã reactiva à Reforma Protestante em que se verificou o implacável regresso aos dogmas (a ordenação de mulheres pretende ser encaminhada para aí); cultos tradicionais (a tradição é abusivamente invocada contra as mulheres); as medidas repressivas concebidas em Trento (a reprimenda do cardeal será a mais ténue e benévola) e, finalmente, a evangelização liderada pelos jesuítas [que se dissolveu com os fim dos impérios coloniais].


De facto, existe a noção de que o tão propalado aggiornamento, hipotético fruto do Concílio Vaticano II, é todos os dias espezinhado pela dinâmica tridentina ainda reinante na Cúria romana. Enquanto for assim haverá reprimendas deste tipo... ou pior.

Comentários

Por uma questão de táctica,muitos católicos espertalhões querem fazer reformas,modernizar a Igreja adaptá-la inclusivamente ao Liberalismo.O que êles não querem é destruir as bases em que a Igreja assenta,pois essas bases são falssidades,são vigarices,são lendas,são fábulas.Uma vez destruídas essas bases,a Igreja desaparece e isso não querem os espertalhões com destaque para os Governantes,que sabem muito bem que as Religiões são o ópio dos Povos.Há que mudar,camuflar,adaptar
a Vigarice dos Vigários de Cristo.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides