O PCP E A SANTA MADRE IGREJA

Numa das últimas edições do Expresso foi publicada uma entrevista com o bloquista Miguel Portas, na qual este se refere aos tempos em que foi militante do PC.Entre outras, narra uma história que o jornalista destacou intitulando-a "A pré-história do aborto". A coisa passou-se num congresso do ensino superior. Conta Portas: "A malta combinou apresentar uma moção a favor da legalização do aborto e assim foi. O Cunhal, ali presente,'piurso'(1), aquilo afetava a Igreja e não podia ser. No fim, foi aprovada esmagadoramente com apenas quatro votos contra: o do Pina Moura e os que eram do Comité Central.(...)Mas o Cunhal, que no final da conferência se fartou de zurzir na malta, três meses depois lançou a Zita Seabra na Assembleia com a legislação sobre o aborto. Ele percebeu que a mudança era tão evidente que mais valia surfar a onda. Foi a primeira vez que o PC abordou um tema fraturante."
Esta história só vem confirmar o que já se sabia: quando se trata de qualquer coisa que possa beliscar a Santa Madre Igreja, os dirigentes do PC ficam "piursos" e até se fartam de "zurzir na malta". Só saem "das encolhas" quando veem que há uma "onda" que lhes convém "surfar".
Isto é do mais puro oportunismo por parte de um partido que se intitula seguidor de Marx, daquele mesmo Marx que disse (cito de memória) que "a crítica da religião é a base de todas as críticas" e que "a religião é o ópio do povo".
É de se ficar "piurso"!


(1)A palavra "piurso" não vem na maior parte dos dicionários, mas, segundo consegui apurar, significa, em certa gíria, "muito zangado", "furioso".

Comentários

Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote
(87anos),não tenho conhecimentos
académicos para contestar gente com Curso académico,mas penso que êste senhor Miguel Portas do BE não
atinge no meu fraco entender,a craveira intelectual e política de
de Álvaro Cunhal,e a senhora Rita Seabra causa espanto como deixou o PCP e foi para o PSD seu inimigo mortal.Só pode ser por despeito e não por ideal.Quanto à Igreja,eu
considero tal como Karl Marx que a
Religião biblico-judaico-cristã ou qualquer outra,são de facto o ópio dos Povos.Porque é que o BE não se junta à CDU para tornar mais forte a Esquerda?
Louçãmente balouçando/entre a Direita e a Esquerda/êles vão escaqueirando/e o que vai restar é cacaria.
Obs:eu gosto de rimar,mas aqui a rima fica à discrição de quem ler.
Ana Rita Mateus disse…
Tanto o Miguel Portas como a Zita Seabra não são exemplos para ninguém.
Em relação ao que aqui é relatado sobre o senhor Álvaro Cunhal, não percebo. Afinal é do conhecimento geral que, já em 1940, Álvaro Cunhal apresentou e defendeu a sua tese, para a conclusão da sua licenciatura em Direito, sobre o aborto e a sua despenalização, coisa muito invulgar nessa altura. Ele sempre defendeu as mulheres, mesmo contra a igreja, nomeadamente sendo a favor da despenalização do aborto, onde directa ou indirectamente oponha-se ao que a instituição igreja defendia.
O PCP sempre foi e é conhecido por defender ideais e objectivos com
aspirações para o melhor do povo português e para o melhores interesses nacionais. E assim o faz à 90 anos.
Comentador disse…
Piurso, vem de um filme cómico, anos 40, não sei já qual.
António Silva, a certa altura, zangadíssimo, diz, "estou pior que urso, estou piurso"
O termo ficou.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides