A política do mais fácil


É nos docentes do topo que é mais fácil encontrar quem já não tem capacidade e condições para ensinar.

Quem protege os alunos dos professores que a idade torna incapazes?

Comentários

e-pá! disse…
CE:

Os docentes no topo da carreira não reúnem condições para ser avaliados. Com as actuais "mexidas" rede escolar (fechos, agrupamentos, extinção do estudo acompanhado, etc.) muitos ficarão com horário "zero". Embora, como sabemos, o desempenho dos educadores tenha diversas vertentes para além da componente lectiva…
Como a avaliação diz respeito ao desempenho, dificilmente são "avaliáveis"...

O problema educativo em Portugal continuará sem rumo e à mercê de condicionalismos orçamentais. A solução desta questão exige uma concertação entre o corpo docente, outros funcionários das Escolas, alunos, encarregados da educação, capacidade física e técnica instalada e, ainda, uma clara posição política sobre a universalidade e a acessibilidade da Escola Pública.
Como o actual Governo não mostra qualquer interesse em desenvolver a rede pública escolar, vamos assistir ao seu rápido definhar.
Quando a Direita reivindica a inscrição na Constituição de patamares de endividamento (público), penso que seria oportuno levantar a questão de prever (na Lei Fundamental) a afectação de uma percentagem orçamental (mínima) destinada à Educação.
O futuro joga-se, também, neste terreno… e não deverá andar ao sabor de interesses imediatos ou instalados.
E-Pá:

Até parece que a revisão da Constituição não precisa de 2/3 dos deputados !!!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides