Otelo – o suspeito do costume


Por muitos erros que cometa, Otelo fez mais num só dia do que milhões de portugueses em décadas. Os que hoje o pretendem calar devem-lhe a liberdade, quiçá magoados por essa liberdade ser para todos, talvez saudosos dos tempos em que ela era exclusiva dos cúmplices da ditadura.

O inquérito aberto pelo Ministério Público ao heroico capitão de Abril resultou da queixa apresentada por um grupo de cidadãos, na sequência de uma entrevista em que o militar reformado admitiu a possibilidade de haver um golpe militar, caso fossem "ultrapassados os limites".

Não sei qual é o crime de, em teoria, se admitir a possibilidade de um golpe militar e não aceitaria que um governo democrático descurasse essa possibilidade.

Desconheço quem foram os cidadãos que apresentaram queixa de Otelo, que idade têm, de que famílias vêm e que credenciais democráticas exibem. Fico com a impressão, é só uma impressão, de que os denunciantes de agora andaram mais de 37 anos ansiosos pelo julgamento dos que fizeram um golpe de Estado que o povo converteu em revolução.

E ainda não lhes perdoaram.  Gostariam de vê-los presos. Otelo é o fantasma que ainda os amedronta, o homem que tão mal cuidou da sua imagem e que tantos erros cometeu, e que permanece como o herói romântico da manhã de Abril que libertou Portugal.

Quanta raiva mal contida anda por aí no coração de fascistas que sonham com o Império colonial, saudosos da PIDE, da censura, das prisões sem culpa formada, das torturas policiais, do analfabetismo, da fome e dos assassínios de resistentes antifascistas !

Raios partam tal gente!
Ponte Europa / Sorumbático 

Comentários

e-pá! disse…
"Desconheço quem foram os cidadãos que apresentaram queixa de Otelo..."

Fácil! São os "avençados" da ditadura. Os próprios ou os descendentes. Tanto faz.
Graza disse…
Belíssimo texto. Não pude deixar de fazer link.
Baltazar Garzón está a passar em Espanha por uma coisa parecida, mas este tem um movimento de apoiantes na Net. O post de Carlos Esperança podia bem servir de base para a criação desse Movimento, independentemente de não concordarmos com marketing que Otelo faz da sua imagem de herói de Abril.
Não haverá por aí quem se aventure na criação de um movimento nas redes sociais?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides