UE: na véspera da degola…


Cimeira europeia de sexta-feira foi cancelada link


A imagem de uma Europa à deriva dos interesses germânicos é confrangedora. Perante o assalto dos mercados e dos especuladores financeiros oferecem-se hesitações. A criação de um mecanismo permanente de estabilidade dotado de uma verba substancial (750 mil milhões de euros) é um instrumento financeiro indispensável para o reforço da moeda única europeia.
Na última reunião dos G20, realizada na cidade do México, o aviso emitido por Timothy Geithner (the golden boy of the Goldman Sachs, vejam lá!), que falava perante uma plateia de banqueiros, foi muito claro: “Os Estados Unidos e outros membros do G20 querem que os países da Zona Euro aumentem os recursos do fundo europeu de resgate para devolverem a confiança aos mercados. À margem de um encontro de ministros das Finanças no México, o secretário do Tesouro dos EUA reconheceu os esforços que os países da moeda única fizeram até agora, mas avisou que a Europa tem de fazer mais, se quiser convencer o mundo e colocar definitivamente um travão à crise da dívida.link

As cimeiras europeias acham suficiente gravitar à volta das “regras de ouro”, fazendo incidir a sua estratégia no campo da disciplina orçamental e esperando que da pobreza extrema seja capaz de brotar o crescimento, a retoma e o fim da recessão. Os mercados avisam que não chega, nem é esse o caminho.

A “resposta europeia” é, mais uma vez, adiar os problemas. Entretanto, os povos europeus vão sofrendo na pele severas medidas de austeridade, empobrecendo, “engrossando” um exército de desempregados, desvalorizando o valor do trabalho, eliminando ou minimizando prestações sociais, etc.

Somos, para o Mundo, a imagem da decadência, da paralisia política, do futuro sempre adiado. De uma vez por todas é necessário reconhecer que a Europa tem um grave problema de liderança. A velocidade das decisões e a urgência de medidas não é mais compatível com estas hesitações.

Adiar é, necessariamente, comprometer o futuro e desbaratar todos os sacrifícios que têm sido feitos. Nada menos do que isto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides