11 de setembro – efemérides

1891 – Faleceu Antero de Quental, o influente pensador, escritor e poeta, que marcou o movimento da Geração de 70. O seu pensamento é o património e herança que assumo.

1942 – Vítima da ditadura fascista, depois de sete anos prisão e tortura no presídio salazarista do Tarrafal, morreu, com 40 anos, Bento Gonçalves, secretário-geral do PCP, juntando o nome ao de outras vítimas que o sinistro ditador de Santa Comba desterrava para o campo da morte, em Cabo Verde.

1973 – O presidente do Chile, Salvador Allende, eleito democraticamente, foi derrubado por um general indigno, Augusto Pinochet, apoiado pela CIA. Tornou-se o paradigma do torcionário, ladrão e fascista que semeou o terror no seu país.

2001 – O ataque aos EUA, perpetrado pelo terrorismo, destruiu as torres emblemáticas do World Trade Center, em Nova York, provocando uma carnificina de quase três mil pessoas. Na apoteose da demência do fascismo islâmico, tornou-se a caricatura de uma religião que floresce na decadência da falhada civilização árabe.

Comentários

soudocontra disse…
https://mail.google.com/mail/u/0?ui=2&ik=0671ca2497&attid=0.1&permmsgid=msg-a:r8286576668734935645&view=att&disp=safe&realattid=f_kthrp3rt0

Caro Carlos Esperança, eu considerei-o sempre como o melhor bloguista, dos que eu aqui tenho nos meus marcadores, em primeiro lugar por ser ateu e depois por sempre ter opiniões, como eu, que contrastam com as dos piores seres humanos que grassam por aí, no poder político ou fora dele!
Já a sua opinião, neste post, sobre o acto criminoso do 11Set2001 nos EUA, me desiludiu, porque eu o considero não um atentado, mas uma maneira criminosa que o governo criminoso dos EUA decidiu pôr em prática para depois ter bases para invadir e destruir países, como o Iraque e outros, obtendo depois, sem despesas, os produtos naturais que esses paises detêm. como por exemplo o petróleo.
Se conseguir ler o doc. cujo link pus acima, verá como, de facto, assim aconteceu.
Desculpe, mas cada um tem a sua maneira de ver as coisas e desta vez não coincidimos. É a vida!
soudocontra disse…
Olhe, Carlos, encontrei agora, na net, o seguinte texto que nos informa, E BEM, do que se passou no 11Set2001 nos EUA, e cujo link ponho abaixo:

https://www.alainet.org/es/articulo/202085

Fui à sua página de FaceBook e vi que é sócio da A25Abril, de que eu sou sócio também e, como militar que fui, fui o delegado do MFA, em 1975(no regresso de uma comissão em Angola em 1973/74), no Regimento de Abrantes, a pedido do meu amigo e camarada Vasco Lourenço!

Obrigado e desculpe, "qualquer coisinha".
Não o vou maçar mais, tão depressa.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides