Notas Soltas – dezembro/2021

MAI – A demissão de Eduardo Cabrita na sequência da constituição de arguido do seu condutor, que atropelou mortalmente um trabalhador em excesso de velocidade, fez do passageiro ministro um alvo que a direita tratou com inaudita crueldade.

Rui Rio – A vitória contra o aparelho e sindicatos de voto não lhe deu tréguas no PSD. Quem vive da política, o que sucede nos maiores partidos, alegou que a inteligência e a aptidão eram monopólio dos derrotados e os adversários é que deviam ser deputados.  

PSD – Vários apoiantes de Paulo Rangel, em vez de apoiarem o líder e de o ajudarem a obter os melhores resultados nas eleições legislativas, como era seu dever, preparam a candidatura de Luís Montenegro. Isso não é política, é oportunismo e baixeza ética.

PR – Nem no período pré-eleitoral se abstém de comentar os assuntos que são reserva de outros órgãos de soberania e de se substituir às autoridades sanitárias. Bastava o novo veto sobre a eutanásia, para prejudicar o líder do PSD e contaminar as eleições.

Comunicação social – A hostilidade aos políticos aumentou no período eleitoral, não apenas por militância partidária dos donos dos media, mas porque o ruído esconde as ligações, a paraísos fiscais, dos patrões do Correio da Manhã, Observador e outros.

Birmânia – A junta militar culpou San Suu Kyi de incitamento à agitação e de violar as regras sanitárias da covid-19, condenando-a a quatro anos de prisão, horas depois reduzida para dois anos. As ditaduras são férteis em imaginação e violência.

Boris Johnson– A credibilidade política do PM do RU ruiu com o escândalo de festas proibidas e mentiras sobre o financiamento da decoração da sua vivenda oficial. Esbanjou a simpatia e o capital eleitoral adquiridos pelo nacionalismo, contra a UE. 

Ucrânia – Entre os numerosos pontos do Planeta onde a tragédia de uma guerra global pode começar, a Europa tem na sua área um conflito que pode generalizar-se. A tensão militar entre Rússia e NATO ameaça perigosamente a segurança europeia.

GNR – O tratamento indigno e sádico infligido a imigrantes de Odemira por militares da GNR não revela apenas a crueldade e baixeza ética de que alguns membros da força policial são capazes, é um sinal de alerta para escrutinar os critérios de recrutamento.

Alemanha – A posse do novo chanceler, Olaf Scholz, não traz alterações políticas de fundo às da CDU da Sr.ª Merkel, mas traz um estímulo às social-democracias da U.E., onde os partidos neoliberais aumentaram. A CDU, sem Merkel, já virou à direita.

39.º Congresso do PSD – Rui Rio, com a coragem de afastar os oportunistas, ganhou o respeito dos delegados e a confiança dos eleitores. No PSD foi sempre a direita a chegar ao poder. Nos próximos dois anos, Rui Rio pode inverter a tendência e ser ele o PM.  

OE-2022 – O chumbo do OE derrubou o Governo e desfez a confiança dos partidos de esquerda, entre si, e do eleitorado na sua solidez. A direita teve aí a chance, com ajuda do PR, de regressar ao poder muito mais cedo do que podia esperar.

Hong-Kong – Esfumaram-se as últimas esperanças democráticas perante a rigidez da ditadura chinesa. O Parlamento da ainda aparente Região Autónoma já é constituído por “patriotas chineses”. As democracias estão em regressão no mundo.

Chile – Na segunda volta das eleições presidenciais o jovem líder progressista Gabriel Boric, antigo líder estudantil dos protestos de 2019, venceu o ultraconservador José Antonio Kast. Espera-se que o êxito do novo PR sepulte os traumas do passado.  

Gouveia e Melo – O distinto almirante que suportou a birra do PR em adiar a tomada de posse de CEMA foi arrogante e desleal: “Se era para me darem qualquer coisa em agradecimento, por favor que ficassem lá com o presente que não quero presentes”. E aceitou.

Forças policiais – Os candidatos à PSP, GNR e SEF, a quem cabe a defesa da lei, vão sujeitar-se a testes de personalidade para avaliar a sua relação com o Estado de direito. Há muito que a exigência devia ser requerida, para tranquilidade dos cidadãos.

Mikhail Gorbatchov – O ator determinante da geopolítica que evitou o confronto, diz que os EUA se tornaram arrogantes após queda da URSS, o que é um facto. Todos os que imaginámos que o mundo caminharia para a paz, sentimos, como ele, a desilusão.

União Europeia – A presidente da CE, Ursula von der Leyen, foi a personalidade que liderou a aquisição, o abastecimento e a equidade na distribuição das vacinas, fazendo da UE o espaço de solidariedade que se espera entre os países que a integram.

PUTIN – As ambições de restaurar a Grande Rússia levam-no a fingir que mantém os compromissos multilaterais, e vulnerabiliza-os com ameaças. Líder vitalício da grande potência militar, recusa a atual dimensão económica e tornou-se um perigo global.

Marques Mendes – O comentador da SIC, um alter-ego de Belém, cuja escolha para o Conselho de Estado o protegeu, prefere o PSD ao PS, mas a omissão dos factos que contrariam as suas ‘análises’, transforma os comentários em propaganda partidária. 

Julian Assange – O Tribunal inglês que o extradita para os EUA levantou problemas éticos, o conflito entre a liberdade de imprensa e a violação informática, mas a entrega aos EUA não garante justiça, promove a vingança contra o fundador da WikiLeaks.

Notas Soltas – Depois de mais de duas décadas, em cada ano que passa, o autor deseja um Novo Ano feliz aos leitores que ainda conserva.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides