Porto / Gaia – A sétima ponte sobre o Douro (2)

Na sequência do meu texto anterior, com o título em epígrafe, chegaram-me ecos, pelo amável leitor Fernando Pinto, do Porto, que conheceu o Bispo de Cinfães: “toda a gente gostava dele, [António Francisco dos Santos], e muitos nem sabem quem é o Manuel de Oliveira”.

Está explicada a pia decisão de Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues, respetivamente edis do Porto e Gaia, em sintonia com a cultura autóctone e a dilatada devoção de quem não troca um bispo de que se gosta por um cineasta que se ignora.

Penitencio-me do desaforo de julgar Manoel de Oliveira mais merecedor de figurar na toponímia da ponte sobre o Douro do que a figura singular que nasceu a 29 de agosto de 1948 em Tendais, Cinfães, e entrou oficialmente a 5 de abril de 2014 na diocese do Porto, onde um inesperado ataque cardíaco o fulminou a 11 de Setembro de 2017.

Lamento que me ocorra o filme “Douro, Faina Fluvial”, ao evocar o rio que a ponte une, e não conhecer uma só página da parenética do sr. bispo, não ter assistido a uma única consagração eucarística, a uma prédica ou ter visto vigorosamente agitado o hissope em celebração litúrgica pelas virtuosas mãos do referido prelado.

Compreendo agora que os autarcas Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues preferissem o nome do ungido bispo ao simples, embora genial, realizador de filmes profanos, bem menos conhecido, e irrelevante para a salvação das suas almas.

Aliás, em sintonia com o povo que cumpre os deveres pios, os autarcas não se coibiram de posar para a eternidade nos quadros que a Câmara de Gaia encomendou para serem colocados dos dois lados da ponte.

À glória terrena que lhes cabe na sétima ponte, somam para a posteridade os avatares de autarcas de turno no imaginativo conjunto para onde transladaram de uma azinheira de Ourém a sempre protetora Senhora de Fátima.

Aqui ficam para os leitores, antes de colocados a embelezar a ponte, os quadros em que os edis se perpetuarão na companhia da Senhora que fez a primeira aparição pública aos pastorinhos de Fátima.

Glória a Rui Moreira e a Eduardo Vítor Rodrigues na companhia da Senhora de Fátima! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides