Identidade e Família – Entre a consistência da tradição e as exigências da modernidade

Produto da madraça cavaquista lá estava a apresentar o livro quem não é conhecido por ser leitor, Pedro Passos Coelho, professor catedrático convidado pelo Prof. Sousa Lara, censor de Saramago e dirigente do PSD, primeiro, e do Chega, depois.

Era um friso de devotos saídos do Concílio de Trento para a produção de um livro sobre “Família tradicional” por gente que ignora antropologia, história e sociologia no modelo que inventou, com claque do Chega.

Era um friso de homens devotos homofóbicos e misóginos, pais de família casados com rainhas do lar, aplaudidos por Nuno Melo, Ventura e mulheres submissas, autores de um libelo reacionário onde pontificava a Opus Dei, o cardeal Clemente e um Otero, autor da diatribe: “(…) não tenhais medo, porque não é pecado, desejar o enterro do 25 de Abril”.

O PSD, talvez por respeito ao modelo de família de Sá Carneiro e Snu Abecasis, primou pela ausência. Não se revê no modelo do cardeal Clemente ou de Ventura a que aderiu o ex-liberal Passos Coelho.

Não sei porquê, não vi naquele friso de tementes a Deus, de bons costumes, mais do que hipócritas a esconder a apetência de violadores, pedófilos e agressores domésticos.

O que os move não é a fé, é o ódio à emancipação das mulheres, à sua autodeterminação sexual, à igualdade de género e a todas as conquistas civilizacionais que puseram cobro à ideologia dos patriarcas tribais da Idade do Bronze.

Não são homens, são biltres a ensaiarem a contrarrevolução dos costumes num caldo nacionalista onde germina hoje, como há um seculo, o advento do fascismo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides