As aparições de Međugorje- a ICAR cutuca onça com vara curta


fonte: www.wikipedia.org


Num post anterior, o Carlos Esperança referiu o renovado interesse da ICAR no embuste da Nossa Senhora de Međugorje, na Bósnia e Herzegovina.

A história de Međugorje é quase exactamente a de Fátima, Lourdes e outros embustes desse calibre. Há umas criancinhas católicas e manipuláveis do mundo rural, há umas oliveiras e uma senhora vestida de branco. Depois os clérigos tentam aproveitar-se da "aparição" para objectivos políticos- em Fátima para dinamitar a 1a República, em Međugorje para lutar politicamente contra o SKJ (Liga dos Comunistas da Jugoslávia) que estava no poder na Jugoslávia. Aliás, a coincidência entre as aparições de Međugorje (em 1981) e a morte do Marechal Tito (em 1980) e o início da desagregação da República Federativa Socialista da Jugoslávia, dificilmente se tratará de mera coincidência.

Međugorje localiza-se na Herzegovina, região de população mista croata (predominantemente católica), bosníaca (predominantemente muçulmana), e sérvia/montenegrina (predominantemente ortodoxa), a 20 km de Mostar. Foi uma das regiões em que a limpeza étnica da guerra civil bósnia foi mais acentuada e mais sangrenta (lembremo-nos da destruição da ponte de Mostar, património da humanidade).

A Bósnia e Herzegovina, apesar da paz que foi alcançada, esta paz ainda está longe de estar consolidada. Se a ICAR avançar com a homologação deste embuste naquela região tão sensível, isso terá um impacte significativo na degradação das relações entre as diversas populações da região. Gostaria de saber se este renovado interesse da ICAR por Međugorje se deve a irresponsabilidade ou se é doloso.

A Bósnia e Herzegovina não precisa deste tipo de iniciativa, nem de turismo religioso. Necessita sim de iniciativas e projectos que criem pontes e laços entre os vários grupos étnico-culturais, que contribuam para a redescoberta pelos bósnios dos aspectos culturais que os unem, em vez de valorizar aqueles que os dividem.

Comentários

e-pá! disse…
Excelente post!

Uma análise clara, concisa e didáctica que desmascara os ínvios caminhos que a ICAR gosta de trilhar...
Caro Rui Cascão:

É um privilégio ver a realidade pelos olhos de quem conhece a região e a religião desse mosaico étnico explosivo.

Este post é uma análise para lermos mais tarde, quando a burla estiver consumada.
Anónimo disse…
Carlos...faltou você lembrar da ustasha... a ICAR andava furiosa por causa da derrota da Ustasha (e Eixo) na 2 guerra e a consequente ressurreição da Iugoslavia....

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides