Regresso do humor


Vasco de Castro está de volta no novo número da revista A23

A revista A.23 é uma publicação trimestral e de âmbito nacional que surge do encontro das mais diversas entidades ligadas à cultura. Com uma tiragem de 5.000 exemplares e distribuição ao nível nacional, a A23 publica no seu número 7 um novo suplemento “O Cão”, coordenado por Vasco de Castro, Tiago Salazar e Ricardo Paulouro.

A imprensa satírica tem 150 anos em Portugal. Existiu com grande pujança, nomeadamente nos períodos mais críticos da vida nacional: fim da Monarquia, I República, PREC… como lugar de crítica dos poderes e catarse social, favorecendo a afirmação de artistas como Bordalo Pinheiro, Leal da Câmara, Stuart de Carvalhais, etc…

Estranhamente, o jornalismo satírico está ausente na actualidade da oferta de Imprensa e em tempos em que outros suportes mediáticos, como a rádio, a televisão e o palco oferecerem sistematicamente vários tipos de humor e sátira, do popular e tradicional ao sofisticado, em espectáculos que conquistam audiências, o que prova haver públicos – inclusive, alguns suplementos de diários e que encontram leitores à míngua de alternativas.

A este vazio no sector da imprensa, um grupo de jornalistas (sem coleira nem trela, mas com açaime, não vá alguém morrer envenenado) pretende responder com um projecto de jornal satírico, em fórmula original.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides