Espanha – A conduta misógina do Islão


Abdeslam Laarusi, imã marroquino de uma das maiores mesquitas da Catalunha, usa as orações das sextas-feiras para instruir os seus fiéis (mais de 1500) sobre a melhor forma de agredir as esposas quando estas se portam mal.

O pio primata recorre ao manual terrorista com que intoxica os crentes – o Corão –, para proclamar que os homens devem “corrigir”, com atos de violência física e psíquica, as condutas “desviadas” das suas mulheres.

O pregador ensina os melhores meios para que os homens sovem e façam sofrer as suas mulheres sem deixarem marcas, de modo a evitarem sarilhos com os tribunais de países onde as mulheres gozam – na sua opinião piedosa –, de excessivos direitos.

É esta marca perversa que o mais implacável dos monoteísmos se obstina em manter. O direito que informa o Islão é de natureza teocrática e, além do proselitismo demente que apela ao recurso à guerra, está arreigado nas comunidades e no poder discricionário que os mullahs e aiatolas usam impiedosamente.

As madraças e as mesquitas são trincheiras contra os direitos humanos, especialmente contra as mulheres. O Islão não tolera a separação da Igreja e do estado e, pior, a posse das mulheres é uma herança divina de que os crentes masculinos não abdicam.

Continuo a não perceber a facilidade com que se autoriza a construção de mesquitas a  cidadãos de países que não permitem sinagogas, igrejas ou templos de outras religiões. A violência e o autoritarismo têm sido tolerados sob a capa do multiculturalismo, como se a violência contra as mulheres fosse menos criminosa por ser a vontade de Deus.

A Europa deve, como soe, defender a liberdade de culto de qualquer religião desde que os países, onde cada uma dessas religiões seja dominante, aceitem a reciprocidade. Não cabe ao estado promover a fé, ou discriminar a sua ausência, e é sua obrigação defender os direitos humanos, feridos por Deus, pelo Diabo ou pela horda de facínoras que em nome de um deus os ponham em causa.

Só um estado laico respeita as crenças, descrenças e anti-crenças de cada cidadão. É urgente impor laicidade para evitar que a alienação pia se transforme num detonador do ódio e do crime.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides