Eleições gregas: “vote aqui!”


Eleições na Grécia marcadas para 6 de Maio

As eleições gregas marcadas para o próximo mês link deverão decorrer em circunstâncias únicas desde o fim da II Guerra Mundial. O eleitorado encontra-se profundamente fracturado e disperso por um clima de grande tumulto e contestação social decorrente da recessão económica, de pesadas medidas de austeridade e de elevadíssima uma taxa de desemprego com inevitáveis repercussões políticas.

Estas eleições devem por fim à alternância entre o PASOK e a Nova Democracia no exercício poder. A dispersão de votos será profunda dando lugar a uma acentuação do radicalismo tanto à Esquerda como à Direita.

A grande dúvida para a UE é: o PASOK e a Nova Democracia serão capazes de manter uma maioria parlamentar que continue a ter condições políticas para “suportar” as condições impostas para o “resgate”?

Um outro factor deverá estar presente nas eleições gregas: o desinteresse ou melhor a rejeição do actual quadro partidário. Os níveis de abstenção continuam a ser um enigma. Muitos cidadãos poderão alhear-se destas eleições. Uns porque não confiam no sistema, outros porque “suspeitam” que, quaisquer que sejam os resultados, as mudanças políticas estão irremediavelmente condicionadas pela situação orçamental e financeira, acrescida de uma profunda recessão, que tornou a vida de uma grande parte da sociedade grega, insuportável.
Esta algumas das razões porque começam a surgir “múpis” nos caixotes do lixo apelando ao voto aí como a foto (acima) mostra. O slogan é: “ vote aqui!”

Na verdade, o que está verdadeiramente em causa na Grécia, para além da crise económica, financeira e social é a sobrevivência da Democracia. Um pesadelo para um País, melhor, uma civilização, que foi o seu berço. Uma desgraça nunca vem só.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides