O ministro Gaspar e o bispo James Usher


A hegemonia do ministro Gaspar sobre todos os ministérios repete a trágica experiência de outro ministro das Finanças que, entre 1928 e 1932, começou por controlar os vários ministérios e acabou a controlar o País.

Ao esquecer o programa modelar de controlo das contas públicas e do défice herdado do PSD, por Teixeira dos Santos, entre 2005 e 2008, Gaspar esqueceu a causa próxima dos problemas – a crise económica de 2008 –, e alienou, por cegueira partidária, o apoio imprescindível do PS, para a saída da crise, e a equidade na repartição dos sacrifícios.

Apesar dos lapsos, que aceita com a lentidão com que fala, e do desprezo que manifesta pelos deputados da AR e pelos seus pares no Conselho de Ministros, onde o subalterno de Ângelo Correia é incapaz de moderar a irritante atitude do ministro que revela défice democrático e de compostura cívica, apesar dos erros orçamentais e de outras tropelias, o ministro Gaspar é um governante à solta. Já é um dado adquirido que o PSD tinha na liderança, que julgava precária, a pessoa errada no momento certo em que teve a ajuda do PR para derrubar o anterior Governo e comprometer o PEC 4.

Para encontrarmos uma personalidade parecida com o atual ministro das Finanças temos de recuar ao século XVII e recuperar James Usher, arcebispo de Armagh, cuja erudição o tornou respeitadíssimo, no tempo, com o rigor dos seus cálculos.

Tal como Gaspar se baseia na cartilha ultraliberal, Usher baseou-se na Bíblia com igual fé e falta de senso. O bispo conseguiu determinar a data da criação da Terra – e só da Terra –, pelo Deus de Abraão, no ano de 4004 a.C, como ainda hoje creem e impõem os criacionistas. Mas, para além de ter determinado a data da expulsão de Adão e Eva do Paraíso (10 de novembro de 4004 a. C.) e a data da atracagem da arca de Noé no Monte Ararat (Turquia) em 5 de maio de 2348 a.C (quarta), conseguiu determinar com inaudita precisão a data da criação da Terra. Para além do ano, já referido, descobriu que a Terra foi criada às 9 horas da manhã do dia 23 de outubro de 4004 a.C (domingo). É histórico o prestígio e a credibilidade que lhe conferiu tal precisão entre os seus contemporâneos que mal sonhavam com os milhares de milhões de anos que precederam tamanha tolice.  

Também Vítor Gaspar, baseado no Génesis da economia, descobriu que Portugal volta aos mercados financeiros em 23 de setembro de 2013. Só lhe faltou afirmar a hora que, certamente, dependerá da abertura dos mercados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides