Mário Centeno, notável ministro e cidadão exemplar

Muitos conhecem o admirável currículo e invejável preparação de Mário Centeno, mas poucos sabem que o ora ministro das Finanças, quadro do BP, se sujeitou, antes de ser governante, a um concurso que o governador, Carlos Costa, procurou ocultar-lhe. Face ao esmagamento do concorrente desejado, o cargo permaneceu vago. Resta dizer que o mesmo Governador nomeou um filho de Durão Barroso, com o argumento de excelente currículo, para um lugar de topo, de concurso obrigatório. Ninguém se lembra.

Alguns ainda recordam o pedido do ministro Centeno ao clube de futebol, de que é sócio e onde tem camarote reservado, para assistir a um jogo, com o filho, na tribuna do presidente do clube, por razões de segurança. Certamente já esqueceram a campanha da oposição contra ele, e a sobranceria deste PR, a dizer que ficava, mas…, como se o PM ou os ministros dependessem do PR.

Agora, perante um lamentável erro de comunicação, que já critiquei, Marcelo revelou a irrefreável tentação de se imiscuir nas funções governamentais. Errou, mas não quis ser acusado dos riscos da crise que fomentou.
 
Urge recordar os recentes ataques a Mário Centeno do jornal oficioso da direita alemã, o Frankfurter Allgemeine Zeitung, alinhado com o seu Banco Central, quando o mandato de presidente do Eurogrupo está a terminar. Ninguém esclareceu os interesses em jogo e as ambições dos países que lutam contra o abrandamento da disciplina financeira na UE, e pela exoneração da solidariedade dos países ricos, independentemente do aumento número de mortes, um benefício para os sistemas de SS e equilíbrio de contas públicas.

Perante a hipocrisia e a cobardia reinantes, considerando legítimo o aproveitamento dos partidos da oposição, não posso deixar de lamentar a interferência do PR e de prestar ao melhor ministro das Finanças de sempre, o meu profundo apreço e gratidão.

Era cómodo e simpático não voltar a este assunto, mas obrigam-me imperativos cívicos.

Comentários

Lúcio Ferro disse…
Sabe Carlos, estou convicto de que os cães ladram e a caravana passa. Centeno tem créditos mais do que firmados e só sairá quando e se quiser. Claro que não há insubstituíveis mas o certo é que este ministro, pela competência que demonstrou ao longo dos anos, apesar das armadilhas rasteiras (ainda hoje ouvi que esse asco do Carlos Costa o considera um bom sucessor a ele próprio no BP, caramba, até eu seria um bom sucessor de Carlos Costa) vai ser muito necessário, sobretudo agora, quando se avizinham tempos tão difíceis.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides