Quo vadis, Europa? – Deem uma oportunidade à Paz, porra!

Conserva o nome da bela princesa fenícia que, em um dos longos passeios com amigas, foi raptada por Zeus que, do Olimpo, ignorando as flores que colhia, ofuscado por tanta beleza, a raptou, disfarçado de touro, e a levou para Creta, onde a amou intensamente.

Hoje, a península ocidental da Eurásia, ignorada dos deuses, não tem quem a ame. Não há quem a deseje, já não digo o deus dos deuses, bastava um deus menor, que a cobrisse de carícias, embevecido pela História, no enlevo despertado pelo sortilégio do amor ao farol de esperança e da civilização greco-romana que séculos de cultura moldaram.

Hoje, há apenas primatas desejosos de a violarem, dentro e fora do seu espaço, enquanto os seus povos se digladiam. O Renascimento, o Iluminismo e a Revolução Francesa são ignorados por brutos que detêm o poder. De longe, quais abutres, dilaceram-na Biden, Putin e Xi Jinping, que ignoram o que é amar, apenas lhes interessam negócios e poder.

Na velha Europa, as ilhas britânicas estavam ligadas aos mesmos valores pelo Canal da Mancha, hoje há uma fronteira no túnel que as separa. Por toda a Europa, acordaram os demónios adormecidos durante um século, a extrema-direita já participa em governos e, pior ainda, na Polónia, Hungria, Chéquia, Itália e Eslováquia já são governo os partidos abertamente fascistas.

No ano que terminou a Europa foi violada pela guerra e o novo ano não podia começar pior, com a guerra entre a Rússia e os EUA a continuar na Ucrânia, e a despertar, com igual pretexto, o recomeço de outra entre a Sérvia e o Kosovo. A geoestratégia, alheia à Europa, permite a Erdogan destruir a laicidade turca e caminhar para a sharia, prender professores, jornalistas e livres-pensadores, e ter luz verde para continuar o genocídio dos curdos. Nunca foi tão fácil aos demagogos chegarem ao poder pela via democrática.

A Europa, abandonada pelos deuses, esquecida do passado, arrisca-se a não ter futuro.

O novo ano começa mal. Por quem dobram os sinos em Kiev onde as bombas caem no começo deste novo ano?

Deem uma oportunidade à paz, porra!

Pintura: Rubens

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides