Reforma administrativa é urgente e necessária

A reforma administrativa é  inadiável. O PS e o PSD estão a perder a primeira oportunidade de desenhar um mapa administrativo coerente e sustentável. A competição eleitoral entre ambos faz afastar o primeiro e causa pânico ao segundo. Nenhum quer perder votos.

Era nesta altura que Portugal precisava de um PR com sentido de Estado, cultura cívica e espírito patriótico, que merecesse o respeito dos partidos para os obrigar a um acordo que sacrificasse o número de autarquias de escasso interesse nacional em vez de desviar verbas do ensino e da saúde.  

O alfobre de caciques vai continuar em 308 concelhos, alguns a escassos quilómetros do próximo, e, apenas, a eliminação das pequenas freguesias, das 4260 que existem, vão justificar o acordo com a Troika.

Os presidentes das juntas de freguesia, órgãos executivos, fazem parte por inerência das assembleias municipais, órgãos de fiscalização. Esta contradição ajuda a justificar as senhas de presença em reuniões faraónicas.

Desde que os membros das mesas eleitorais passaram a ser remunerados, foi-se perdendo o sentido republicano da participação cívica desinteressada e patriótica.

Por mais que custe aos adversários da Regionalização, quiçá traumatizados com a deriva desvairada do sátrapa madeirense, era a altura certa para criar as cinco regiões administrativas continentais e resolvermos de uma vez os problemas autogestionários de municípios entregues a caciques.  

Comentários

Obrigado, caro Almeida Felizes. Já estou habituado à gentileza e a pontos de vista comuns em diversas áreas. Abraço.
A sério desmontar uma teya de interesses que dura já desde a monarquia?

agora numa época de crise?
criar 3 super-agências púbicas de gestão municipal (ou 5 tanto faz)
1All Garbh2 Além Tejo 3Beira 4queijo limiano e chouriça de vinhais
o 5º é Lisboa e o seu vale (é da falha do tejo mas anfim)

o 5º
Carlos Esperança,

Já agora quero dizer-lhe que considerei importante este seu 'post' porque o Carlos toca aqui em dois pontos que eu considero essenciais neste processo da chamada 'reorganização do poder local':

1 - O afastamento voluntário do PS
2 - O silêncio, nesta matéria, do 'desvalorizado' PR .

Cumprimentos,

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides