Governo sem memória nem pudor – Viva o 5 de Outubro


O Governo de estagiários saído das últimas eleições propôs a eliminação de 4 feriados nacionais que denomina de civis e religiosos. O inefável ministro Álvaro Santos Pereira não tem pudor em excluir, entre os primeiros, o 5 de Outubro, a data emblemática que define a natureza do regime, enquanto os segundos, referentes a dias especiais de uma religião particular, ainda aguardam a bênção do Vaticano.

Não exijo ao ministro Santos Pereira, de rudimentar cultura e parco entendimento, o que significa para a história o 5 de Outubro. Não perceberá o ridículo da afirmação feita aos jornalistas: «Não será feriado mas será celebrado no domingo». Celebrar o 5 de Outubro num domingo, devendo-se-lhe a separação da Igreja do Estado, é como transferir a data do 25 de Abril para 28 de Maio.

Desconhece talvez que Portugal é um país laico e que os feriados religiosos foram uma concessão do salazarismo. A atitude não envergonha  apenas o ministro, mostra como é pusilânime o Governo, arrogante para os portugueses e genuflectido perante o Vaticano.

Um governo democraticamente eleito, que quer rasgar do calendário a comemoração da data que mudou Portugal e é a pedra basilar da democracia, ofende a cidadania, trai os heróis da Rotunda e desonra a história, vilania que nem a ditadura ousou.

VIVA O 5 DE OUTUBRO, SEMPRE.

Ponte Europa / Sorumbático

Comentários

Kurcudilo disse…
Só tenho a dizer que uma vez mais,li aqui no Ponte Europa um excelente texto !
Será o Ministro um agente infiltrado do Partido Monárquico?
Kurcudilo e José Cravinho:

Obrigado pela solidariedade.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides