A guerra civil espanhola ainda não terminou


Ainda não houve coragem para julgar o regime do grotesco líder Francisco Franco, um dos maiores genocidas do século passado. É ocioso referir a crueldade e a violência com que os defensores da República, sufragada pelo voto popular, retaliaram a horda fascista abençoada pelo Papa e acolitada pelas sotainas, com a designação de cruzada.

A Espanha que derrubou Azaña, notável escritor, jornalista e político, várias vezes chefe do Governo e presidente da 2.ª República, é o País dos Reis Católicos, o espaço europeu onde, sem ter havido Reforma, a Contra-Reforma atingiu o apogeu da desumanidade. A guerra civil de Espanha (1936/39) foi o laboratório do fascismo e o franquismo fez aos adversários o que a Inquisição havia feito aos judeus, hereges e bruxas.

Azaña, exilado, perseguido e humilhado, em França, pelos esbirros de Franco, pouco tempo resistiu ao início do golpe que derrubaria o regime democrático, à semelhança do que, 35 anos depois, aconteceria, no Chile, a Allende, com sacrifício da vida. Franco foi o Pinochet precoce que testou o fascismo. Finda a Grande Guerra, de 1939/45, apesar da promessa inglesa de erradicar todas as ditaduras europeias, tornou-se ditador vitalício até que a doença o abateu, bem confessado, comungado e ungido.

As valas comuns, onde centenas de milhares de cadáveres aguardam exumação, tiveram como efeito colateral a demissão do corajoso juiz Baltasar Garzón, perante o júbilo dos nostálgicos do fascismo e dos magistrados educados nas madraças franquistas.

Mas a guerra civil, que dilacerou Espanha e provocou uma orgia de sangue entre os dois lados da barricada, está longe de terminar. Apesar das canonizações que os dois últimos pontífices distribuíram entre os franquistas, incluindo Escrivá de Balaguer, não há água benta que sirva de lixívia às nódoas de sangue da ditadura clerical-fascista de Franco.

Após a vitória dos sediciosos fascistas, os fuzilamentos dos adversários prolongaram-se durante vários anos, perante o silêncio e a conivência do clero espanhol e a indiferença dos Aliados que deixaram a Península Ibérica entregue aos seus ditadores.

Se julgámos que todos os horrores já eram conhecidos, apareceram arrepiantes provas de bebés roubados ao longo dos anos do franquismo. Durante décadas, milhares de crianças foram afastadas das mães, após o parto, e entregues como filhos biológicos a outras famílias. Começou como repressão política, logo após a Guerra Civil, e converteu-se num negócio organizado por médicos, padres e freiras, que se prolongou já na democracia e que só agora começa a ser investigado.

«Segundo a Associação de Afetados por Adoções Irregulares (ANADIR), podem ter sido roubadas cerca de 300 mil crianças, em Espanha, entre as décadas de 50 e 90, e muitas delas nunca suspeitarão da sua verdadeira identidade biológica. A associação diz ter dados que permitem calcular que, em 2 milhões de adoções realizadas nessas décadas, 15 por cento basearam-se em certidões de nascimento falsas. Agora, as probabilidades de mães e filhos se encontrarem dependem, em grande parte, dos seus dados de ADN coincidirem».

Ponte Europa / Sorumbático

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides