Do Diário da Diana – 13 anos – escola C+S da Musgueira:
Ainda não falei da minha mãe aqui no meu diário. Ela, ao contrário do meu pai, tem estudos, fala pouco e sabe o que diz.
Na semana passada fiz 13 anos e diz-me coisas que não dizia antes. Ela fez o 12.º ano com nota para Medicina e todos os cursos, mas os meus avós viviam longe de Lisboa e não podiam pagar-lhe o quarto e os estudos.
Discorda do meu pai quanto aos políticos. Não os trata por doutores e tem humor. Está sempre a ver se eu a percebo. Há três anos, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, onde havia guerra civil há 10, o meu pai, durante o jantar, quando acabou de comer a salada russa, de que gosta muito, disse: ainda bem que fizeste salada ucraniana!
Depois começou a dizer: quando o André for primeiro-ministro, as ruas, largos e praças 25 de Abril, passam a chamar-se Prof. Dr. André Ventura e, sorridente, vestiu o casaco a caminho do Café. Ao fechar a porta, a minha mãe disse, para parvo só faltam penas. Eu tinha nove anos e só sabia que as pessoas não tinham penas. Agora já sei que, se só lhe faltavam penas, então já era. Agora é o Trump que diz as tolices dele. Aquilo pega-se!
Quanto ao deputado dos Açores, Miguel Arruda, delinquente mental, prefere brincar e dizer que rouba malas para levar a Maria Vieira às campanhas do Chega em S. Miguel e trazê-la para Lisboa sem pagar bilhete e gritar milagre, porque se morre sem oxigénio. E a Maria é bactéria anaeróbia! Desmanchei-me a rir porque, já não tenho nove anos, sei o que são bactérias anaeróbicas. A minha mãe tem muita piada!
Marcelo e Montenegro foram a Oslo ao jogo de andebol porque queriam ficar na foto. Os jogadores até se portaram bem, e os dois fizeram figura triste. Há coisa mais pacóvia do que ir tão longe, quem governa e quem dá palpites, só para a fotografia? Portugal, se não morre de riso, há de morrer de vergonha. A minha mãe tem razão.
Gosto muito da minha mãe. Hei de voltar a falar das conversas comigo, mas agora tenho de fazer os deveres. Quero continuar a ser a melhor aluna.
Musgueira, 06de fevereiro de 2025 – Diana
Comentários