Eleições presidenciais
Quando, na passada quinta-feira, escrevi em letras garrafais, um texto com o título «Eleições presidenciais» só um leitor, perspicaz, perguntou se não me tinha esquecido de evocar o autor.
O texto rezava o seguinte:
«O povo português não fica nada seguro se Cavaco Silva for eleito Presidente. Tenho algumas preocupações em colocar o futuro dos meus filhos nas suas mãos».
Acusaram o autor da frase de «estar a ressacar da política», de sectarismo e outros mimos. Insinuaram desonestidade e falta de inteligência a tal autor. É interessante verem o que escreveram.
Limitei-me a parafrasear o candidato de quem me insultou:
«O povo português não fica seguro se Jorge Sampaio for eleito Presidente. Tenho algumas preocupações em colocar o futuro dos meus filhos nas suas mãos».
(Aníbal Cavaco Silva ao «Expresso» em 13-01-1996)
O texto rezava o seguinte:
«O povo português não fica nada seguro se Cavaco Silva for eleito Presidente. Tenho algumas preocupações em colocar o futuro dos meus filhos nas suas mãos».
Acusaram o autor da frase de «estar a ressacar da política», de sectarismo e outros mimos. Insinuaram desonestidade e falta de inteligência a tal autor. É interessante verem o que escreveram.
Limitei-me a parafrasear o candidato de quem me insultou:
«O povo português não fica seguro se Jorge Sampaio for eleito Presidente. Tenho algumas preocupações em colocar o futuro dos meus filhos nas suas mãos».
(Aníbal Cavaco Silva ao «Expresso» em 13-01-1996)
Comentários
MÁRIO SOARES Quantas vezes já afirmou que não voltava a falar de Cavaco???? QUANTAS????
ESTE SENHOR AINDA NÃO VIU QUE QUANTO MAIS FALA DE CAVACO, MAIS VOTOS PERDE! O POVO NÃO É ESTÚPIDO
Neste momento (digo-o com honestidade) penso que lhe usurparam a identidade.
O seu post não reflecte a clarividência habitual nem é seu hábito escrever em maiúsculas para se fazer ler.
és cá um inteligente!!!! este esperança .. ai se eu contasse a falta de raciocinio que este Carlos Esperança tinha nos tempos idos de coimbra!!! (era o gozo de todos nós) mas eu não vou falar.. por enquanto!!!!
2:40 PM »
Copio a prosa deste anónimo porque a cobardia o pode levar a apagá-la.
A ameaça de que contará a falta de raciocínio da minha pessoa, quando («era o gozo de todos 'eles'») é a vaidade de alguém que finge que se dava comigo.
Mas o inane não me conhece, não sabe quando vim para Coimbra, em que condições, com que proventos.
Os mestirosos apanham-se facilmente. Com um pouco de dignidade, bastava que discordasse dos meus pontos de vista que são tão antigos que até a Torre do Tombo os regista.
"Não, não é minha. Por isso, o destaque.
Como é de uma personalidade importante, reservo-me para revelar mais tarde o autor. "
Afinal em que é que ficamos??? seja coerente homem! Cavaco é ou não é uma personalidade importante? Defina-se... que homem tão contraditório!!!!!!
Ex-ministro, dez anos primeiro-ministro, ex-líder do PSD, candidato melhor colocado nas eleições para PR, quem põe em dúvida a importância de Cavaco Silva?
Mesmo que perca as eleições não deixará de ser uma personalidade relevante.
Mas o que tem isso a ver com o direito que me assiste de julgar melhor outro candidato?
Aliás, a frase que publico apenas mostra que não é uma pessoa tão séria como se apregoa.
Ou haverá alguém que tenha medo do Dr. Jorge Sampaio, ou que fosse legítimo agitar esse papão há 10 anos?
Já alguns cavaquistas me deixam preocupado. Legitimamente.
Quanto a tudo o que tem dito sobre Cavaco, concordo. Bem, tem as suas preferências por Soares. Mas, aponte-me duas ou três razões para não se votar Manuel Alegre?
Quanto a tudo o que tem dito sobre Cavaco, disconcordo. Bem, tem as suas preferências por Soares. Mas, aponte-me duas ou três razões para não se votar em branco?
Não lhe dou qualquer razão para não votar Manuel Alegre.
Votaria nele se passasse à segunda volta com todo o entusiasmo.
Soares e Alegre são dois correligionários que estimo e respeito.
No entanto, tenho de optar por um e julgo Soares em melhores condições de derrotar Cavaco. É uma apreciação subjectiva, reconheço.
Que previsivel Esperança... que previsivel!
Já calculava que, na sua pequena disertação sobre a minha pequena provocação, acabava sempre por falar em Cavaco... Repare que não teria que falar dele, mas enfim é por essas e por outras que vão levar uma granda banhada nas eleições...
Lembre-se do que lhe digo hoje! Guarde bem estas palavras que no dia das eleições nós conversamos. eu sou o "justiceiro"... lembre-se deste nick que só voltará nesse dia... continuem a falar só do Cavaco que a distância entre nós cada vez é maior! (a Classe e o nível de Cavaco, você nunca o entenderá)
Ainda bem. É sinal que as há. Já estive cortado dos cadernos eleitorais quando as eleições eram uma farsa, quando o vosso ídolo, mais velho do que eu, não ligava à política.
Prefiro uma democracia com gente suspeita do que uma ditadura.
Acabei de ler o Expresso.O da semana passada tinha um artigo seu, reparei. Este, já não sei onde (até sei), dizia, a páginas tantas, que Soares tinha sido insolente. Pensei: bem que mereceu, pois perante aquela enfadada e inculta cara (a de Cavaco) não há Parkinson ou Alzheimer que resista! Ah, ah,ah...
O laico Soares lê de tudo antes de se deitar. Cavaco, certamente, rezará o terço junto de sua Maria.
Ao anónimo (da gritaria): olhe que o argumento da idade não cola.
O post está de mestre. Olhe como os cavaquinhos estrebucharam logo !!!
É evidente que não apoio Cavaco. No entanto, acho que o Portugal actual merece um presidente assim. Bluff, piroso e inculto. Ah ! e falso beato.
Arrogante como Soares?
Estilo só-eu-é-que-sei como Soares?
Um Presidente que nuva teve outra profissão na vida que não fosse político? ("Eu também fui professor!" e o país inteiro riu-se à gargalhada).
Queres um presidente taralhoco como esta texto? Queres?... Vota Soares!
A utilização de frases com mais ou menos idade é possível e até desejável para afirmar um ponto de vista.
Cavaco teve uma frase infeliz sobre o actual Presidente da Republica dita há dez anos atrás tendo assim o seu prazo de validade já sido ultrapassado e sendo a extrapolações actualmente efectuadas fruto do momento político.
Não deixa de ser engraçado que o actual rei das frases inconsequentes é Mário Soares que por tudo e por nada se refere a Cavaco em termos despretensiosos e acintosos. O pior disto tudo é que até ao dia de eleições, e no próprio dia, ainda vamos ouvir Mário Soares discorrer sobre “ele”…
P.S.: Já agora gostaria de ser elucidado sobre a passagem de Mário Soares como professor na UC (faculdade de direito?). Alguém se lembra de tal?
Mário Soares foi catedrático convidado de Relações Internacionais em Coimbra. Lembro-me disso. Mas tenho ideia de que foi na Fac. de Economia.
Quanto a dar aulas, não tenha dúvidas, deu-as no Colégio Moderno, na Sorbonne e em Coimbra.
E não é difícil aceitar que é melhor comunicador do que Cavaco.
Quanto à frase infeliz de Cavaco é curioso que só podia vir de um demente quando, propositadamente, lhe omiti o nome e usei para Cavaco a mesma frase com que ele pretendeu atingir Sampaio.
Não sei a sua idade, mano 69, mas não me surpreendem sequer frases desse tipo. São usuais noutros países, há muitos anos, em campanha eleitoral.
Nós é que ainda vivemos nos brandos costumes do Salazarismo.
Tenha um bom ano.
Apoiantes do Prof. Cavaco Silva, é preciso continuar a ter calma e rir, rir muito com as tiradas diárias do Dr. Soares.
Nós, para ganharmos isto à vontade só precisamos de ter calma e manter a boa educação.
Isto é como o ditado "Os cães ladram e a caravana passa!"
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
Independentemente das nossas opções ideológicas divergentes, devemos a Mário Soares a luta pela democracia. Acha pouco?
Eu lembro-me de Mário Soares, Pires de Lima e Catanho de Meneses no processo do assassinato de Humberto Delgado.
Mário Soares era, aliás, um advogado brilhante. Defendeu, de graça, vários presos políticos nos tribunais plenários. Sabe o que eram esses tribunais onde se fazia um simulacro de justiça?
Acha pouco?
O que me disse não tem nada a ver com o que discutíamos. Não fuja à questão. Eu é que lhe pergunto se é igual ser-se professor catedrático convidado (é o próprio Mário Soares que diz que foi um aluno medíocre, antes e depois de chegar à universidade) e professor catedrático de carreira, para se dizer - noto-o bem - que são situações equivalentes.
Não fujo à questão. Ambas as afirmações são verdadeiras.
Professores catedráticos há muitos. Só eu tenho dois irmãos - um no ISCTE e uma irmã numa Universidade americana.
Lutadores anti-fascistas destacados houve menos. Presidentes da República, muito menos ainda.
O que eu disse (e era o que se discutia) é que Mário Soares, ao contrário do que quis fazer passar, não tem um currículo académico igual a Cavaco Silva.
E, quanto a isso, é tudo.
Quanto ao número de professores catedráticos em Portugal, eu pensava que havia poucos, mesmo contando com os seus irmãos. A sua opinião é diferente.
Mas quando se está cego por uma personalidade nem que fosse professor de berlinde havia de o achar uma sumidade.
Acontece que o catedrático que idolatra presidiu a um governo que vetou um livro do único Nobel da Literatura que Portugal produziu.
Não foi uma bonita acção .
Não entro nas suas patetices. Não idolatro nem faço fretes a ninguém.
Eu falei-lhe de uma coisa e o senhor vem-me com outra. O que tem o número de catedráticos portugueses a ver com o prémio Nobel?
Eu acho que há poucos catedráticos - e, em geral, doutorados - em Portugal e o senhor acha que há muitos. É a sua opinião.
Se o senhor acha que Mário Soares, ao contrário de Cavaco Silva, é uma sumidade é também um problema seu.
Aprecio em si a inteligência e a curiosidade. Mas não aprecio a insolência nem o fanatismo.
Deixo as minhas patetices para o subjectivismo da sua apreciação.
Veja quem subverte as coisas:
«Eu acho que há poucos catedráticos - e, em geral, doutorados - em Portugal e o senhor acha que há muitos. É a sua opinião».
Pois até estou de acordo com isso. Onde é que eu disse o contrário?
É incompatível com as muitas centenas de catedráticos que temos o facto de termos necessidade de um número muito maior ?
O que me parece é que para o si o facto de um determinado cidadão ser catedrático está acima dos outros por se chamar Cavaco Silva.
E aí, com o devido respeito, acho que está abaixo de outros que não seguiram a carreira académica e de muitos outros que também são catedráticos.
E EU TENHO ALGUMA PREOCUPAÇÃO EM PERCEBER QUE HÁ GENTE QUE NÃO CONSEGUE DEFENDER AS SUAS POSIÇOES E OPÇÕES SEM USAR A OFENSA. É A PROVA DE QUE NÃO SABEM USAR E CONVIVER EM DEMOCRACIA. É O CASO DO MANO 69. SE TEM FILHOS COMO DIZ JÁ TEM IDADE PARA TER JUIZO.
QUE NUNCA NINGUÉM DA SUA FAMÍLIA TENHA PARKINSON.ESPERO QUE ISSO NÃOLHE ACONTEÇA. TALVEZ AÍ RESPEITE MAIS AS PESSOAS E A DEMOCRACIA.
-Não entendo, confesso, porque razão estão tão excitados! Afinal Cavaco nem quer ouvir falar do PSD ou do CDS. Não vos quer perto e já avisou que não admitiráque, em caso de vitória, qualquer um destes partidos a utilizem para gritar vitória;
- A vitória ( ou derrota) já disse, será sua;
- Cavaco também foi aquele que cuspiu no prato do PSD em 1994, ou já se esqueceram ? Fugiu sem pré-aviso e deixou a carroça com Fernando Nogueira, deixando cair todos os que viviam como parasitas pendurados nas tetas do Governo e afins;
- Já agora, o que dirão quando se perceber que Cavaco pode ser o mais brilhante economista ( e não está provado que o seja )mas que isso não terá qualquer peso, influência ou representará qualquer ajuda no desenvolvimento económico do país. Afinal o homem é apenas candidato a Presidente da República, num regime semi-Presidencialista!
Mas mais:
- Cavaco era aquele que um dia afirmou nunca ter lido Torga, deixando isso para a sua mulher!
- Porque não se candidata ele de novo a Primeiro-Ministro, já que tem tantas ideias para pôr em prática e salvar a Nação da crise económica ?
- Vai criar confiança nas empresas e empresários ? Como?
- Vai dar instruções ao Governo ? Como se nãolhe compete ? Caso contrário ouvirá o que não quer, ou seja, que vá governar então.
- Que interessa saber quem tem mais curriculum científico ( pois é disso que os senhores falaram aqui )?
- Gostava que com honestidade medissessem quem tem mais e melhorcurriculum VITAE (não profissional ou científico ) ? ONDE ESTAVA CAVACO O 25 DE ABRIL ?
Sentido figurado sabe o que é?
E não, não confundo democracia com uma doença que incapacita a pessoas que dela padecem apesar de também achar que alguns políticos portugueses – em sentido figurado – apresentam sintomas da doença de James Parkinson, ou seja, uma “paralisia agitante”.
A referida sintomatologia traduz-se no facto de certos políticos se afeiçoarem muito ao poder e como tal ficarem paralisados perante a magnitude do que lhe puseram nas mãos (salvo seja). No entanto e depois desse choque inicial rapidamente reagem, como bons políticos profissionais que são, e passam a um estado de euforia, de agitação, de apresentação de obra para um futuro a médio/longo prazo que no entanto já está onerado com múltiplas hipotecas e vales à caixa.
Concordo no entanto consigo quando refere que «há gente que não consegue defender as suas posiçoes e opções sem usar a ofensa. É a prova de que não sabem usar e conviver em democracia.» pois deve estar a referir-se, subliminarmente, ao candidato Mário Soares.
P.S.: Eu nunca disse (escrevi) que tinha filhos.
A soberba não é, desde já lhe digo, um dos meus pecados capitais apesar de ter outros mais terrenos e comezinhos.
Na comparação entre os “Curriculum Vitae” dos dois candidatos sem dúvida que o campo com menos cotação é o do passado antifascista - que sendo importante - não é condicionador ou estruturante para o futuro.
Não sofro, ao contrário de si, da «síndrome Fernando Rosas» que como não sabe é a “reunião de sinais e sintomas (ex.: onde é que estava no 25 de Abril?) que ocorrem em conjunto e que caracterizam aqueles para quem só um passado antifascista é sinónimo de pureza ideológica e conhecimentos, literários e/ou outros, para o futuro”.
Mas não desespere, a enumeração que faz de alguns pontos de partida para o mandato presidencial já demonstram alguma clarividência no futuro de… Cavaco Silva.
Não me importo com as suas faltas de rigor, porque estou habituado a elas, embora não concorde com elas.
Vejamos o que eu disse e o que o senhor disse:
1 - Na minha resposta das 7.16 PM, eu disse: "Quanto ao número de professores catedráticos em Portugal, eu pensava que havia poucos, mesmo contando com os seus irmãos. A sua opinião é diferente".
Logo o senhor me respondeu: "Há várias centenas de professores catedráticos em Portugal. Mesmo nas ciências económicas há dezenas, mas nenhum Nobel". Para lá de eu não me ter referido aos prémios Nobel e de, por isso, a sua resposta ter saído ao lado, é um facto que o senhor disse que havia muitos catedráticos em Portugal. Agora, vem dizer que nunca o disse, mas as palavras não o desmentem. Cada um que faça o seu julgamento.
2 - Nunca disse que um professor catedrático está acima de quem não o é. Eu é que lhe peço que me prove - fico mesmo à espera - que eu o disse. O que eu critiquei foi o comportamento de Mário Soares ao arrogar-se a qualidade de professor catedrático para se igualar a Cavaco Silva, quando, realmente, as suas situações profissionais são diferentes, porque Cavaco Silva prestou imensas provas públicas para chegar a professor catedrático, ao contrário de Soares que nunca as prestou.
Quem pretendeu subverter o que se disse foi o senhor, não fui eu.
3 - Como pela boca morre o peixe, nas últimas palavras que escreveu, o senhor é que se alcandorou para rebaixar Cavaco Silva. Coisas de quem não pára para pensar bem.
Como vê, os seus argumentos é que são muito frágeis e desprovidos de sentido.
Luís Pocinho
Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahah!
Eu não sou do PSD, nem nunca fui, não sou do CDS, nem nunca fui, nunca estive filiado em nenhum partido nem quero estar, mas... voto sempre.
Tenho direito a um voto e utilizo-o.
Sou um homem livre! Existo por mim (e nem sequer tenho emprego arranjado por qualquer grupo, grupinho ou grupelho).
E desta vez, voto CAVACO SILVA!
(PS - O meu voto é igual ao de Cavaco e de Soares, ao do Victor e do Vital, ao do Esperança, etc., etc.,...)
És tão grande que até o C. Esperança te adora!
Passa noite e dia a pensar em ti, grande Cavaco.
CAVACO SEMPRE!
(E para que não se esqueça: "Ó sô guarda, dexapareça!")
Mas isto é o menos. É evidente, para quem não estiver de má fé, que Cavaco é uma figura menor - EM TERMOS POLÍTICOS - quando comparado com Soares. Esquecidos que estão todos os seus erros (que o fizeram fugir em 94, para tentar evitar a derrota do PSD em 95), tenta regressar agora com dois objectivos bem definidos : 1º curar o ego (nunca engoliu a derrota perante Sampaio) e dar o Palácio de Belém à ambiciosa Maria; 2º fazer o frete (pagar?) a alguns grandes grupos económicos. Se eleito, vamos ter chatice ...
Estes socialistas não perdem mesmo a mania de reescrever a História...