Viva a França

Faz hoje cem anos a lei francesa da separação da Igreja e do Estado destinada a conter a influência política das religiões especialmente a da Igreja católica.

«A República assegura a liberdade de consciência » e «garante o livre exercício dos cultos» mas «não reconhece, não remunera nem subvenciona nenhum culto» diz o texto que o Papa Pio X se apressou a condenar.

Depois de séculos de monarquia absoluta, de direito divino, nasceu a cidadania plena e a igualdade dos cidadãos perante a lei. Tratou-se de conceder a liberdade religiosa a todos sem a tutela e a vocação hegemónica de uma religião sobre outra ou sobre os que não perfilham qualquer credo.

A lei que hoje comemora um século mantém actualidade plena e legitima o combate contra a demência do fascismo islâmico. A própria Igreja católica que durante duas décadas combateu a laicização iniciada em 1880 acabou por se submeter e aceitar a bondade da lei em causa.

Jacques Chirac considera-a um «pilar» que permite à França viver num «clima de liberdade, de concórdia e de tolerância religiosa», apesar do pesadelo que o proselitismo agressivo algumas vezes acorda.

São muitos os adversários do modelo francês da laicidade mas foi o abrandamento da sua vigilância que permitiu o atrevimento dos sectores mais fanáticos do islão.

Viva a laicidade. Viva a França

Fonte : Le Monde

Comentários

Anónimo disse…
substituiram o crucifixo pelo relógio.
agora todos somos escravos do tempo.
andrepereira disse…
Em França há estudos, museus e estátuas relativas aos grandes pensadores e políticos republicanos, como o que tive o gosto de ver sobre Jean Jaurès em Castres, sua terra natal.
Aproveito para felicitar o Prof. Luís Reis Torgal e o Dr. Alexandre Ramires que publicaram, pela Temas e Debates, um extraordinário livro: "António José de Almeida e a República".
Seria bom que a nossa IIª República não se esquecesse das grandes conquistas da Iª República e que prestigiasse os seus líderes.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides