A agressão a Mário Soares

O episódio de Barcelos é uma mancha indelével nesta campanha eleitoral.

Aquele homem torvo de ódio, rosto alterado, agressivo e, quiçá, ideologicamente cego, que, décadas depois, ainda transporta traumas da guerra, virou-se contra um candidato que dedicou a vida à causa da liberdade.

Aquela boina exibida, como quem prepara um novo embarque para a guerra colonial, é a triste metáfora do espírito colonialista que ainda grassa nos meios mais reaccionários.

Naquele gesto sombrio está a ameaça que a liberdade ainda corre, o perigo que espreita a democracia, a falta de tolerância que três décadas de liberdade não conseguiram criar.

Aquele antigo militar deve ser procurado para se saber se precisa de apoio médico ou se reflecte alguma ideologia que se cultive em associações de antigos combatentes. Quem não fez a catarse dos traumas de guerra é um perigo constante para a democracia.

Muitos expedicionários abandonaram a Liga dos Antigos Combatentes quando se deram conta de que integravam a sua direcção generais cúmplices da ditadura e com posições de extrema-direita. Várias associações de tropas especiais mantêm o espírito de corpo e posições abertamente reaccionárias.

O ataque a qualquer candidato e a perturbação do combate democrático é uma nódoa que encarde a democracia e ofende a cidadania.

O silêncio e a minimização do incidente só contribuem para novos avanços das forças totalitárias que o 25 de Abril derrotou.

Comentários

Anónimo disse…
É evidente que o ex-combatente estava feito com a TV ...
Mano 69 disse…
Lema de Carlos Esperança ou o “letmotiv” da sua existência actual…

«De informação em informação até à formação (da opinião) final!»
Anónimo disse…
Só é marca indelével para quem acha que só com episódios destes se consegue desviar a atenção dos disparates do candidato.
É um incidente como há dezenas com todas as caravanas. A este candidato dá jeito valorizar estas coisas em detrimento de outras.
Anónimo disse…
O el sniper estava por perto. Parece que só por coincidência.
Anónimo disse…
Tem calma Soares!
No dia das eleições comes mais!!!
Anónimo disse…
Ignorante!
Anónimo disse…
E atrás do Mário lá anda o João quase com a mão estendida à espera do próximo tacho que surja...
Pôrra que há gajos que conseguem andar uma vida inteira sem fazer puto...
Anónimo disse…
Ó Xô Guarda... dexaparexa!!!!
Anónimo disse…
ISTO RESULTOU MAS FOI HÁ UNS ANOS......
Anónimo disse…
É evidente que esta pretensa "agressão" a Mário Soares não é um ataque à democracia, mas uma manifestaçao de descontentamento contra os politicos, se bem que isolada, ela é o reflexo de um mal estar geral dos ex-combatentes que foram votados ao esquecimento e que arriscaram a vida por uma causa pretensamente nobre. Mereciam muito mais dignidade!Só num país como o nosso em que não são respeitados os valores tradicionais dos que oferecem a vida por uma causa, é que isto acontece...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides