Áustria retira cartazes
A campanha artística que assinala o início da próxima presidência austríaca da União Europeia escandalizou vários europeus, tendo dois cartazes sido retirados.
Um, do espanhol Carlos Aires, mostrava três pessoas nuas com máscaras de Bush, Chirac e da rainha de Inglaterra, simulando um acto sexual. Talvez a animosidade aos dois primeiros tenha agravado a aversão ao cartaz.
O segundo (na foto, em cima) é do artista francês Gustave Coubet. Não se sabe o que terá escandalizado mais os pudicos austríacos, se a beleza do modelo, o fino corte da «lingerie» ou a localização da bandeira europeia.
Adenda: A imagem referida é de Tanja Ostojic, sem título, e inspirada, isso sim, em Gustave Courbet, «L´origine du monde», pintura em óleo sobre tela, 1866. Pode ser apreciado no Musée d´Orsay e foi reproduzida no blog Esquerda Republicana.
Comentários
Errado
Errado
Errado
O que escandalizou os pudicos e os impúdicos é pensar que a Europa tem que estar sempre de "perna aberta" para tudo e para todos.
Um modelo (digo eu) com uma lingerie daquelas - quase uma cueca de gola alta - nunca, mas nunca, poderia preparar o seu futuro quanto mais o presente.
Aquilo nem parecia uma senhora... com uma cueca tão larga.
Quanto aos que não gostam da arte... silêncio
Os "artistas" plásticos seriam de Direita ou de Esquerda?
(ahahahahah! A resposta é tão fácil! ahahahahah!)
Talvez então se bradasse ao rídiculo... Ah, mas os artistas plásticos sabem mesmo como apelar ao voyeurismo dos velhotes de esquerda, que se encantam com uma «ratinha» estrelada.
Por falar nisso e as sessões culturais das 18:00 (a chamada “missa das seis”) no antigo cinema Avenida? Aquilo é que eram boas fitas cinematográficas de fricção cientifica…
A autora é de origem jugoslava, Tanja Ostojic, e inspirou-se no quadro de Gustave Courbet, a Origem do mundo.
Não deixa de ser uma bela «pássara» debroada a estrelas, mas creio que se podia fazer melhor, e mais original, pela UE...
Quanto à reacção dos austríacos... Com uma cidade como Viena os austríacos sabem bem o que é a beleza e não embarcam em «ratas» pós-modernas.
Mas não deixa de ser um «passarão» à maneira!!!
Deixe-me que lhe diga, quer acredite ou não, que não sou marialva, sexista ou reaccionário.
Divirto-me a ver os comentários, até de um nazi, mas limitei-me a publicar um cartaz que o Expresso e o DN, entre outros, também publicaram.
Sobre a estética gostaria que lesse o filósofo húngaro Georg Lukács.
Quanto à ética poderemos falar noutra altura.
Lamento a mentira que escreveu em http://metralhasbros.blogspot.com/
«A verdadeira frase que Carlos Esperança e o seu amigo invisível escondeu à assembleia do berloque Ponte Europa:
O POVO PORTUGUÊS NÃO FICA NADA SEGURO SE PARKINSON FOR ELEITO PRESIDENTE. TENHO ALGUMAS PREOCUPAÇÕES EM COLOCAR O FUTURO DOS MEUS FILHOS NAS SUAS MÃOS.
# posted by Mano 69 : 12/24/2005 04:44:00 PM
RESPOSTA: O Ponte Europa não merece a postura ética que demonstrou.
1 - Aqui não se apagam posts dos leitores como sabe por experiência própria;
2 - A frase referida está onde a escreveu e mantém-se;
3 - O comentário é de mau gosto, revela desrespeito para com a idade e falta de sentimentos de quem o produz;
4 - O meu relacionamento com o Mano 69, que usa um pseudónimo, tem-se pautado por níveis de delicadeza incompatíveis com a desonestidade de que deu provas;
5 - Lamento que, não me conhecendo, faça juizos de valor injustos e procure insultar os meus colegas de blogue;
6 - O Ponte Europa será, enquanto existir, um espaço de liberdade que a direita arqueológica não tolera.
Desejo-lhe um bom ano.
Quanto à estética do marxista Lukacs: existe algum motivo dogmático que me leve a ter de lê-lo?! Ou a escolha é arbitrária e subjectiva? Nesse caso, o carlos bem poderia ler Sloterdijk, ou o nosso José Gil...
Quanto à ética... não sei a que se refere.
Já vão em 1 milhão.
Quanto ao cartaz é defacto bonito. Só mentes preversas o podem criticar.
Mas são "livres" de o fazer.
Claro que os comentários são meus.
Quanto à imagem foi reproduzida por todas as televisões e muitos jornais.
Quando eu julgava que estimulava uma discussão sobre arte e pornografia, obtive efeitos completamente diferentes.
É a vida.
Talvez o meu passado responda pela luta em defesa da emancipação da mulher. E prefiro que essa emancipação aconteça do que eu ter razão.
Acredite que não poria um comentário como o do mano 69, um crítico que, a seguir, publicou a mesma imagem no seu blogue:
http://metralhasbros.blogspot.com/
«Domingo, Dezembro 25, 2005
BOAS FESTAS (onde gostarem mais) para todos os leitores do berloque dos Manos Metralhas.
# posted by Mano 69 : 12/25/2005 02:35:00 AM
Não querendo passar-lhe a mão no lombo sobre o assunto a que se refere desde já lhe digo que a minha frase serviu unicamente para o espicaçar e pelos vistos deu resultado!
No entanto dou-lhes os parabéns pelo excelente “timing” que utilizou na apresentação do autor da frase foi sem dúvida um “suspense” muito bem gerido por você.
Apesar de gostar de arqueologia e sendo para mim uma variante da história, não a associo à direita e/ou à esquerda. Isto apesar da arqueologia comportar várias correntes teóricas (O Histórico - Culturalismo / Nova - Arqueologia / Arqueologia Marxista / Arqueologia Contextual).
Por fim mas não o fim (espero eu) e como não sei onde reside não posso apresentar-me à sua porta de pijama e com o fio do rato enrolado ao pescoço…
Um abraço e boas entradas
uma imagem das suas varizes! Tenha juizo e veja se cosegue deixar de contar para o aumento da percentagem homo que, lamentávelmente, existe em Portugal
Se a voragem desmedida que corre mundo em torno de temas de cariz erótico se virasse com igual frenesim para a fome a miséria e a guerra era capaz de aos poucos ir mudando mentalidades e o mundo se fõsse tornando aos poucos mais humanizado!
se calhar é isso que falta à Europa: alguém que lhe erga a bandeira!...
não sei o que fizeste para ter que aturar comentadores destes. São piores do que no Diário Ateísta.
Quanto ao assunto do teu post, eu até concordo que se retire da mostra pública o outro poster, o da «orgia» (porque as pessoas, mesmo os políticos, têm direito à sua imagem pública). Já numa galeria de arte, não acho que fizesse grande mal.
Quanto a este poster... acho que a rapariga tem mau gosto para a roupa interior, mas pronto, é lá com ela. Aliás, o quadro de Courbet tem despertado grandes pudores ao longo dos anos. Há quem diga que nem é pelo que mostra, mas sim pelo título: «A Origem do Mundo». Hm... Na origem do mundo está a mulher? Oh Ana Maria, parece-me que não há maior homenagem do que esta...
Isto deve ser por conta dos meus pecados ;-)
E o André?