Questão de fé


Pode duvidar-se de Deus, mas o Diabo merece algum crédito.

Comentários

e-pá! disse…
O protofascismo de braço dado com o populismo que assedia o Mundo algum dia haveria de contaminar a ICAR que não deixa de ser uma 'construção' humana.
O chefe da ICAR está, face às tendências políticas em desenvolvimento, em nítida contracorrente.
Na verdade, a resistência aos nacionalismos exacerbados e a luta contra os populismos fascizantes tem um pendor essencialmente laico e progressista (um vago conceito político que passa ao lado da republicana dualidade Esquerda/Direta) deixando o Vaticano eminentemente tradicionalista e visceralmente imobilista ocupado em dirimir insanáveis contradições teológicas (ideológicas?) e entregue às suas devastadoras intrigas internas.

O custo de ao longo dos séculos (desde a 'paz de Vestefália') a ICAR ter sido paulatinamente 'expulsa' da centralidade do poder temporal, isto é, de uma putativa (central de Governo Mundial em permanente 'construção') fazem-se sentir no presente e evidenciam-se nas consequências que, dia a dia, se agudizam.

O novo 'consistório' poderá, por exemplo, ter sido deslocalizado do minúsculo enclave romano para Bilderberg e o 'espírito santo' será a transfiguração materialista dos inefáveis e míticos 'mercados'.

Na realidade, a mais recente fé é o dinheiro (o lucro) e as novas 'igrejas' são as organizações financeiras. Neste terreno, a luta pela manutenção de uma hegemonia (que carrega às costas mais de 2 milénios) está acesa (mecanismos de competitividade!) e o 'sacro colégio romano' não é, seguramente, o coletivo mais habilitado para travá-la.

Então, o 'desastre anunciado' será seguramente uma previsão prudencial para o momento que vive a ICAR, como as insolvências são para os banais e volúveis empreendimentos empresariais quando perdem clientes e declinam.
Jaime Santos disse…
Bem, a concorrência fundamentalista (protestante, muçulmana) será aquela que terá mais interesse no colapso da ICAR.

Mas convenhamos, não é preciso invocar conspirações quando a incompetência, a venalidade e a concupiscência dos próprios ministros de Deus chega para explicar tal coisa. A recente condenação de George Pell, que arrengava contra os homossexuais enquanto andava alegadamente a abusar de menores (faço esta ressalva porque ele apelou da decisão do tribunal), é um caso absolutamente exemplar da hipocrisia que reina para os lados da Santa Sé.

Francisco é um bom homem, bem intencionado e justo, mas pode ir demasiado tarde para evitar um progressivo desmembramento de uma instituição milenar. A ICAR, mau grado o seu conservadorismo moral, é pelo menos uma organização que se pauta pela defesa da racionalidade, da conservação do planeta e da assistência aos pobres.

O protestantismo progressista é demasiado pequeno para ser relevante e o restante caracteriza-se pela 'deshelenização' de que falava Bento XVI, ou seja, pela recusa da herança greco-romana que também permeia a tradição católica (e a tradição progressista protestante, à margem de Martinho Lutero, que era um autoritário anti-semita).

Eu, sendo um agnóstico educado na tradição católica, irei lamentar profundamente quando Francisco for substituído por um conservador que mais não fará do que agudizar a crise em que vive a ICAR, à semelhança do que aconteceu com João Paulo II.

Quanto ao Diabo, mais não faz do que constatar o óbvio. O Mafarrico, como se sabe, não é criativo...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides