Ponte Europa - Solidariedade com a A25A


COMUNICADO

GREVE CLIMÁTICA ESTUDANTIL

Realiza-se amanhã [ontem], dia 15 de Março, a GREVE CLIMÁTICA ESTUDANTIL, organizada por um movimento de estudantes portugueses, na sequência do movimento internacional #SchoolStrike4Climate, nascido do discurso mobilizador de Greta Thunberg, de 16 anos, na Cimeira do Clima das Nações Unidas, em Dezembro passado.

A Associação 25 de Abril apoia publicamente esta iniciativa cívica, porque considera que as alterações climáticas e a procura de acções e soluções para as combater são um tema da maior importância e urgência nos dias que correm.
A consciencialização para o combate às alterações climáticas tem de começar a ser feita já hoje, por todos e por cada um.
Os governos, mas também as empresas, as instituições, as escolas, as famílias, e cada um de nós, todos somos responsáveis pela viragem de que o planeta precisa para poder continuar a ser a casa da biodiversidade natural e da grande aventura humana, como hoje as conhecemos.
O facto de pessoas em idade tão jovem fazerem desta a sua causa, informando-se, saindo para a rua para exigir transformações, fazendo ouvir alto e por todo o mundo em simultâneo a sua voz, não poderia receber senão o nosso apoio e a nossa solidariedade.

A Associação 25 de Abril comemora este ano os 45 anos do dia 25 de Abril de 1974, conhecido como a Revolução dos Cravos.
O 25 de Abril foi um acto de sublevação levado a cabo por jovens que procuravam também eles a construção de um mundo melhor para si e para as gerações que se lhes seguiriam.
Os valores que uniam esses jovens – a liberdade, a democracia, a participação cívica, o direito de falar, de decidir e de ser ouvido – continuam a ser os valores que atravessam gerações, que são dos jovens de ontem, de hoje e do futuro.

A Associação 25 de Abril estará sempre onde estão os valores de Abril, e os sonhos dos jovens de cada geração em deixar atrás de si um mundo melhor do que aquele que encontraram.

Apoiamos a luta por um Planeta melhor, por um Mundo melhor, por uma Humanidade melhor.

          Pela Direcção
Vasco Lourenço (Presidente)

Como sócio da A25A, subscrevo este comunicado e abdico de um texto em que me solidarizava com esta greve.

Comentários

e-pá! disse…
A 'greve climática estudantil' suscitou a 'compreensão' quase unanime de toda a gente, incluindo instituições políticas e governamentais.
Existem exceções - como é o caso da Administração Trump - mas tal facto tem justificações políticas e económicas concisas que representam estertores hegemónicos e conceções (imperiais) retrógradas.
O espantoso é que, perante tão vasta e diversificada adesão a esta jornada de sensibilização, oriunda das camadas mais jovens de diferentes amplitudes e contextos sociais, não se divise o necessário e consequente impacto no campo das medidas objetivas que, em última análise, contrariem a marcha suicida dos atentados contra o ambiente e a natureza.

Há algo de contraditório neste 'ambiente ' (coletivo e emocional).
Na verdade, só temos uma Terra e temos de ser todos nós a garantir a sua habitabilidade. Ontem, vimos nas manifestações por todo o lado que perante a destruição ecológica e ambiental, não há 'plano B' - temos de parar e já!.

E um dos meios para travar e inverter o anunciado desastre será prosseguir a luta que uma movimentação juvenil global iniciou através de manifestações e posições mais duras, consequentes e objetivas que para além da consciencialização individual questionem diretamente os poderes públicos.
Neste contexto, as organizações da sociedade civil terão um papel fulcral na formatação de uma consciência cívica esclarecida e poderosa.

Em Portugal, entrelaçar a 'luta verde' com o 25A será bom caminho. O 4º D - Desinfestar!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides