As múltiplas singularidades de Cavaco Silva


Cavaco, político singular, que transformou o órgão de soberania unipessoal – PR –, em órgão matrimonial, e o Palácio de Belém em domicílio de três gerações, foi à Covilhã (UBI) proferir uma conferência sobre “A singularidade da construção europeia e o futuro do euro”, na companhia da singular prótese conjugal, D. Maria.

Do mérito da conferência não houve notícias. Houve da censura ao Governo onde não precisa das quintas-feiras, e quaisquer outros dias lhe servem para fustigar a Geringonça cujo fracasso previu com a certeza da solidez do BES, de Ricardo Salgado, em cuja vivenda se preparou, com a presença conjugal, a sua candidatura a PR. 

Com o habitual rancor e falta de memória, quem engendrou escutas do PM e esqueceu o cartório notarial onde fez a permuta da vivenda Mariani pela Gaivota Azul, quem logrou comprar ações da SLN, não cotadas em bolsa, e arranjar comprador, com elevadas mais-valias, referiu-se às relações familiares do atual governo. O homem, que não lia jornais, afirmou: “segundo li também na comunicação social, parece que não há comparação em nenhum outro país democrático desenvolvido”.

Com as jugulares externas intumescidas pela raiva, a atingirem o calibre das internas, mais turbado pelo rancor do que pela senilidade, esqueceu-se de que, em 2015, foi ele a dar posse aos governantes com relações familiares, que continuam no atual executivo, e que, desde o primeiro dia, se sentam no Conselho de Ministros: os ministros Eduardo Cabrita e Ana Paula Vitorino, marido e mulher, e José Vieira da Silva e Mariana Vieira da Silva (pai e filha), ele como ministro e ela então como secretária de Estado adjunta do PM e hoje ministra da Presidência, já estão com assento no Conselho de ministros.

Esqueceu-se. Já, em tempos, se havia esquecido de ter preenchido a ficha na Pide onde a ortografia revelou impreparação cultural e as considerações sobre a madrasta da mulher, a despropósito, definiam o carácter. Quis agora ser a vuvuzela da direita que, após três anos, descobriu a arma de arremesso que todos os órgãos da central de intoxicação da direita disparam diariamente, enquanto aguardam que o País arda.

A primavera acordou da hibernação o homem singular que mantém o ódio e a falta de memória de quem precisa de que alguém nasça duas vezes para ser tão sério como ele.

Compreende-se a preocupação com os laços familiares de membros do atual governo. Os membros dos seus governos não precisaram disso para fazerem bons negócios, nem ele próprio, ou os do governo Passos/Portas/Maria Luís por que tanto se bateu. Ele mesmo, há três anos com a pensão de PR, cujo vencimento foi proibido de acumular, não precisou de nomear o genro para qualquer cargo. Os negócios vieram ter com ele.

Espera-se que a pala de Siza Vieira, na Expo, não lhes caia em cima.  

Apostila – A escritura de Cavaco omitiu a vivenda em construção há nove meses, e a permuta realizou-se sem tornas, com a curiosa coincidência de 135 mil euros (isenta de sisa), sendo posteriormente obrigado a pagar 8.133,44 euros de Imposto de Sisa (taxa de 10%), em resultado da diferença entre os valores patrimoniais dos bens permutados, definidos pela própria Administração Fiscal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides