Notas Soltas – fevereiro/2019


Angola – A exumação de Savimbi, líder tribal, racista e sanguinário, foi uma decisão de Estado, para a UNITA, hoje integrada no regime, fazer o funeral com as devidas honras. É difícil o caminho da paz e só aos angolanos cabe escolher o melhor.

Armas nucleares – Durante a Guerra Fria, Gorbachev e Reagan acordaram eliminar as de curto e médio alcance, que ameaçavam uma guerra mundial sem tréguas. A relativa segurança foi agora eliminada por Trump, que renunciou ao acordo.

Rita Cavaco – A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, dirigente do PSD e consultora de Passos Coelho no governo que aboliu as carreiras de enfermagem, foi instigadora de um sindicato fantasma e da greve que compromete a sobrevivência do S.N.S.

Brasil – Previa-se o julgamento de Temer, ex-PR, comprovadamente corrupto, após o mandato obtido no golpe de Estado contra Dilma. O crime compensou e foi Lula que, de novo, surgiu condenado a mais uma dúzia de anos de cárcere.

EDP – No governo PSD/CDS o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, rejeitou cortes às rendas das energéticas para ajudar a privatização da EDP, impedindo o ministro Álvaro Santos Pereira de lutar "contra os lóbis e interesses instalados". Estamos todos a pagar.

Santana Lopes – Após ter perdido a presidência do PSD para Rui Rio, o mais falhado político, em lugares de gestão, lançou-se na aventura de um novo partido, «Aliança». O Menino Guerreiro insiste em travar o seu último combate, com destino incerto.

União Europeia – Sendo Portugal beneficiário das transferências europeias, recebendo sempre mais do que paga, por ser menos rico, só por ideologia ou demagogia se podem condenar impostos europeus, como ameaçam fazê-lo o CDS e Santana Lopes.

Reino Unido – Depois da rejeição do acordo aprovado com a UE, nem o Governo nem o Parlamento voltaram a ter condições para resolver a confusão. Instalou-se a desordem e a fratura já atingiu o Parlamento britânico e o interior dos próprios partidos.

BESA – A nebulosa resolução do BES-Angola, com fuga de 3 mil milhões de €, revela fraude do Governo de Eduardo dos Santos, negligência do BP, inépcia do Governo PSD /CDS ou ingenuidade de Ricardo Salgado. Ou culpa de todos.

América do Sul – Países nascidos da colonização ibérica nunca foram terrenos férteis para as democracias, e a vizinhança dos EUA não as facilita, sobretudo após a eleição de Trump. Há cada vez mais semelhanças do subcontinente com o Médio Oriente.

Alterações climáticas – A sequência de sucessivos máximos de temperaturas anuais e o aumento de fenómenos cada vez mais devastadores não alteram o modelo económico e a cupidez dos beneficiários de um paradigma capaz de extinguir o género humano.

Bloco de Esquerda – Não é a saída de militantes, por mais sonoros que sejam os nomes e ponderosas as razões, que prejudicam um partido que pretende deixar de ser um grupo de protesto permanente para se tornar o parceiro fiável de governos democráticos.

Calos Costa – Governador do BP, reconduzido no governo PSD/CDS sem aval do PS, ao arrepio da tradição, saiu incólume da escolha ilegal do filho de Durão Barroso para o alto cargo do BP, de concurso público obrigatório, e foi a CGD que o fragilizou.

Violência doméstica – A dimensão do fenómeno, com o número de mortes que produz, sobretudo mulheres, é um crime infamante que denuncia a misoginia de uma sociedade primitiva onde trogloditas recusam a civilidade e o respeito pela igualdade de sexos.   

Catalunha – O nacionalismo de metade da população, em conflito com o nacionalismo castelhano, compromete a unidade de Espanha e dos próprios catalães, tornando-se fator de desagregação e discórdia, que semeia o caos e pode conduzir a guerras fratricidas.

Universidade Católica – Fatura mais de 65 milhões de € sem pagar impostos. É a única privada a gozar de isenção, por decreto-lei assinado por três governantes, Cavaco Silva, Roberto Carneiro e Miguel Beleza (falecido), ali docentes. Nepotismo ou genuflexão?

Greves – Tantas, tão violentas, todas ao mesmo tempo, podem derrubar o Governo, mas é o país que sofre e o sindicalismo que se suicida. É compreensível que sectores sociais que detestam os sindicatos e, até, a democracia, as apoiem. A todas.

CDS – A moção de censura ao governo, votada ao fracasso, não foi séria. Quis arrastar o PSD, o seu real adversário, que a considerou “ineficaz e inoportuna”, mas foi coagido a participar na farsa em que a Dr.ª Cristas gosta de fingir que é líder da direita.

Venezuela – Um país rico em petróleo, faminto, com mau governo, oposição suspeita e vizinhança assustadora, é alvo da disputa geoestratégica dos EUA e Rússia. É um país no sítio errado, vulnerável à cobiça alheia.

Assunção Cristas – Surgida na luta contra a legalização do aborto, criada por Paulo Portas para lhe suceder, é alheia ao caso dos submarinos, mas as acusações de favorecer as celuloses e a venda do Pavilhão Atlântico ao genro de Cavaco não a favorecem.

Arnaldo de Matos – Faleceu o “grande educador da classe operária”, líder do MRPP. Foi muito gabado, como é hábito, na morte. Lenine, Estaline e Mao eram as referências do regime que defendia. Lutou contra a ditadura salazarista a sonhar outra pior. RIP.

Índia – O duradouro conflito com o Paquistão, herança da divisão do império britânico, está em efervescência. As motivações religiosas e o agravamento do nacionalismo hindu não são alheios à disputa entre as duas potências nucleares.

Comentários

e-pá! disse…
O larvar conflito entre a India e o Paquistão evidencia, para além dos resultados da Lei da Partilha ou da 'teoria dos Dois Estados' que informaram a descolonização da jóia da Coroa britânica, um outro problema que, no século XXI, já deveria ter sido ultrapassado: a determinante influencia dos credos religiosos na formatação dos Estados e Nações.

Jawaharlal Nerhu, líder do partido do Congresso que negociou pela parte autóctone o processo da independência da India defendeu nas vésperas da separação desta do Império, ainda com muitas características vitorianas, que 'federar' era melhor que a 'partilhar'.
A Grã-Bretanha decidiu de outra forma. Federar é coisa pouco grata aos britânicos excepto para o seu próprio território insular e mesmo aí conseguido à custa de conflitos fratricidas que trataram de juntar a Inglaterra, há mais de 300 anos - o País de Gales, a Escócia e a Irlanda.
Nota: 'União' esta que o Brexit está em vias de destruir.

O resultado da política colonial do Ocidente e de descolonizações sob pressão e traçada a régua e esquadro em conformidade com interesses neocolonialistas, está à vista: Mais um foco de tensão mundial que põe em confronto duas religiões - o Hinduísmo e o Islamismo. Ambas tendem a fortalecer as suas posições políticas com recurso a extremismos: uns nacionalistas, outros fundamentalistas.

Pelo meio a violência sobre as populações (sobre as Nações) com insuportáveis custos de vidas.
Esta nova fase do conflito indo-paquistanês bem poderia entrar para a história como: a 'guerra do mexilhão' (em homenagem aqueles que se lixam sempre).

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides