O Banco de Portugal e as eleições presidenciais

Quando se tornaram previsíveis os candidatos às próximas eleições presidenciais sem o aparecimento de alguém com o perfil de Sampaio da Nóvoa que, nas anteriores eleições, mereceu o meu voto, decidi que, no caso de não surgir um candidato idóneo na mesma área, votaria em Marisa Matias.

Para um social-democrata sem ligações partidárias, era uma forma de votar na esquerda, resignado a perder uma vez mais as eleições, sem preocupação de escrutinar a excelente eurodeputada, culta, simpática e politicamente bem preparada, e indiferente a que fosse, ou não, social-democrata, trotskista ou maoísta.

A coligação do BE com a direita, para impedir Mário Centeno de ser governador do Banco de Portugal, a pressa na criação de uma lei ‘ad hominem’ contra a nomeação do mais competente ministro das Finanças da II República (a ditadura foi uma autocracia), levou-me a enjeitar a intenção que consolidara.

Pode alegar-se que a competência, probidade e qualificação que atribuo ao ex-ministro das Finanças é uma opinião, mas é a minha, e profunda. Vi com azedume a tentativa de criação de uma incompatibilidade, inédita em 46 anos de democracia, para perseguir um ex-ministro competente que deu ao País prestígio, credibilidade e eficácia, quando havia vários precedentes sem que a insólita proposta de lei fosse apresentada.

À sanha persecutória contra Mário Centeno respondo da única forma democrática, a que defendo, não votando em quem fere os meus princípios e sensibilidade.

Assim, se não aparecer um candidato que, numa imprevisível segunda volta, agregue as várias forças de esquerda, o meu voto vai para o candidato que o PCP vier a apresentar.

É frequente votar, não em quem quero, mas contra quem não quero.

Já estou habituado.

Comentários

joão pedro disse…


Folgo por saber que ambos vamos votar no candidato do PCP !

João Pedro
João Pedro:

No meu caso é apenas por voto útil, não por identificação ideológica.
Jaime Santos disse…
O Carlos Esperança parece de facto tão entusiasmado com essa opção de voto útil quanto o Cunhal a recomendar o voto no Mário Soares :) ...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides