Humor – (Adaptado)

Hoje, já tenho a minha dose de sofrimento, depois de ler o artigo de António Barreto no Público, penitência que me imponho para saber o que pensam os neoliberais, neste caso, um trânsfuga que quis ser ideólogo de todos os quadrantes políticos e acabou ao serviço do radicalismo neoliberal e avençado dos patrões que o fretam.

Assim, para substituir os sais de fruto, para mim e para os meus leitores, adaptei um velho texto de humor, ao solípede do costume. Aqui fica:

«Numa entrevista para a imprensa, Kim Jong-Un anunciou que a Coreia do Norte ia enviar um homem ao Sol dentro de 10 anos.

Um repórter argumentou que o Sol era muito quente; como pode um homem pousar no Sol?

A assistência, atordoada ficou em silêncio, mas Kim Jong-Un respondeu:

- Vamos pousar à noite ...

Então, todos se levantaram e aplaudiram freneticamente.

No Palácio do Planalto, Bolsonaro e os seus colaboradores ouviam a conferência de imprensa.

Bolsonaro levantou-se e exclamou:

- Que tolo, ele não sabe que não há sol à noite!

Então, todo o seu gabinete se levantou e aplaudiu em delírio.»

Boa semana!

Comentários

Jaime Santos disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaime Santos disse…
A anedota é boa mas é conhecida, Carlos Esperança. Aqui vão três igualmente velhas:

- Um juiz sai de um tribunal soviético a rir à gargalhada. Um colega pergunta-lhe: 'O que foi? Acabei de ouvir uma excelente anedota! Conta lá... Não posso, acabei de dar 5 anos a um gajo por causa dela...'

- Há basicamente quatro razões para o falhanço da agricultura na antiga URSS. A saber, Primavera, Verão, Outono e Inverno...

- George W. Bush está inconsolável pelo incêndio que atingiu a sua biblioteca presidencial. Os seus dois livros arderam e ele ainda não tinha acabado de colorir o segundo...

Não tentei adaptar a última a Trump porque seria inverosímil, como é óbvio...
Jaime Santos disse…
P.S. Admiro o seu estoicismo. Desisti de ler o António Barreto há anos. Não é indigesto, provoca uma verdadeira congestão...
Manuel Galvão disse…
Considerar que existe neoliberalismo é uma concessão ao liberalismo...
Na realidade é tudo farinha do mesmo saco; os liberais são lobos que querem viver num mundo aonde as capoeiras não tenham fechadura, os neoliberais são lobos que querem que as galinhas vivam ao ar livre.
Qual é a diferença?
Manuel Galvão:

Eu sou um liberal nos costumes e na política, não na e economia.

O neoliberalismo é ultraliberal na economia e, nem sempre, nos costumes e, muito menos, na política, como se viu no Chile.
Jaime Santos:

Coloquei na velha anedota a palavra (Adaptada) e fartei-me de rir com as que contou. Desconhecia completamente a do juiz e a das quatro estações.

Obrigado.

Da próxima vez vou adaptá-las a outros, a até porque o comunismo implodiu.
Jaime Santos disse…
Olá, sim, eu reparei na palavra adaptada. Pois, o comunismo implodiu, justamente por causa da falência, entre outras coisas, do sistema de produção de alimentos.

Quando a produtividade das leiras individuais era 8 vezes a das terras colectivizadas (representavam 4% da propriedade agrícola e eram responsáveis por 25% de toda a produção, números citados pelo Fukuyama no seu livro 'As Origens da Ordem Política') está bom de ver que aquilo tinha que vir abaixo...

Quanto ao sistema de justiça e à ausência de liberdade de expressão, as sociedades onde ela não existe definham, basta lembrar o atraso na genética soviética por causa dos disparates de Lysenko...

Duvido pois que tão cedo seja possível que se repita um tal disparate. Mas com autoritários como Trump e Bolsonaro, com mentalidade medieval, se calhar estou a ser optimista :) ...

Ainda tenho mais uma:

Na antiga URSS, um professor de biologia do liceu deu uma aula sobre as aves, o que as caracterizava, a superclasse em que se inserem, etc. No final, e depois da prelecção, pediu a um aluno que desse um exemplo ao que este respondeu, o crocodilo. O professor irritou-se e disse-lhe: 'Então, eu ando aqui a gastar o meu tempo e o dinheiro do povo e você dá-me essa resposta? Você é um ignorante! Quem foi que lhe disse isso? O meu Pai... Quem é o seu Pai, deve ser outro ignorante como você! É o Andropov! E que faz ele? É o chefe do KGB... Olhe, diga ao seu Pai que o crocodilo voa, mas é muito baixinho...'

P.S. Manuel Galvão: Keynes era um liberal, Beveridge era um liberal, Roosevelt era um liberal...
Jaime Santos disse…
P.P.S. E uma muita velha e muito reaccionária: O que é o capitalismo? É a exploração do homem pelo homem. E o comunismo? Exactamente o contrário...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides