OVAR – O azougado presidente da Câmara

O obscuro edil de Ovar, Salvador Malheiro, entrou na geografia mediática depois de se terem registado no concelho numerosos infetados com coronavírus. O seu incitamento à realização do Carnaval de Ovar esteve na origem da violência da situação, e a gravidade maior, fruto da leviandade, foi o anúncio do cerco sanitário no Faceboock, horas antes do anúncio governamental, violando a confidencialidade a que era obrigado e evitando a surpresa, o que permitiu a numerosos munícipes fugirem do concelho e, eventualmente, iniciarem novas cadeias de transmissão da COVID-19.

As pessoas facilmente esqueceram estes antecedentes para se fixarem no ignoto autarca que, à falta de notícias, passou a ser presença habitual nos média.

Normalizada a situação, passou a figura pública, perito em pandemias, um conselheiro voluntário da Direção Geral de Saúde e do Governo, um crítico que se julga especialista e um político que busca, através da exposição mediática e dos ataques ao Governo, fazer carreira no PSD.

Já sabe dizer “contaminação comunitária”, e recomenda o que deve ser feito em Lisboa e Vale do Tejo, ignorando a irrelevância da sua opinião, mas certo do eco que as suas invetivas contra o Governo têm audiências garantidas, com microfones abertos e jornais benevolentes.

As televisões têm-no como reserva para a falta de notícias, enquanto não exibem o auto-Dr. Marta Soares, ex-Jaime Soares, medíocre edil de Poiares, agora perito em fogos e materiais de combate, à espera de que a floresta arda e a situação se torne pavorosa.
     
Há figuras grotescas no panorama mediático que só o deficiente escrutínio jornalístico pode guindar a estrelas de primeira grandeza das recorrentes desgraças, cada vez mais frequentes, intensas e duradouras, em Portugal e no Mundo.

Há sempre à mão um Salvador Malheiro ou um Marta Soares para arremessar às canelas de qualquer governo à esquerda do PSD de Passos Coelho e Cavaco.

É uma pobreza, mas os média que não têm cães, caçam com estes gatos assanhados.

E Rui Rio merecia melhor gente.

Comentários

Jaime Santos disse…
O PSD é o Partido de Cavaco Silva, Dias Loureiro, Alberto João Jardim, Luís Filipe Menezes, Miguel Relvas e, campeão dos campeões, a mostrar que o berço nada conta para isto, José Manuel Durão Barroso. O edil de Ovar é só um exemplo menor deste escol...

Sim, já sei que me vão atirar com José Sócrates no PS, mas escola, escola, ele não parece ter feito, pelo menos (aparte talvez entre os partidários da suposta nemesis de Sócrates, António José Seguro)... Talvez porque se o PS também absorveu algumas figuras do Antigo Regime, não lhe absorveu os tiques...

P.S. E se alguém me tentar lembrar de Passos Coelho, respondo que o omiti de propósito... O antigo PM podia ter ideias horríveis para o País, mas faltava-lhe o je ne sais quoi que me faz sentir um calafrio particular ao ouvir o nome das figuras acima. E quanto ao malogrado Oliveira e Costa, não passava de alguém 'way out of his depth'...
Jaime Santos:

Acrescentar este seu comentário ao texto, só o valoriza. Obrigado.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides