Efemérides de 6 de março

 "1871 – Nasceu em Seia, há  150 anos, Afonso Costa, grande estadista, figura maior da república e da democracia, que esteve implicado nas revoluções do 31 de Janeiro e de 28/1/1908.

Doutorado em direito em Coimbra, em 9/6/1895, foi professor, político republicano, doutrinador, deputado à Constituinte por Lisboa Oriental, ministro e presidente do ministério e diplomata.

Grande reformista, devem-se-lhe as reformas: leis do divórcio, separação da igreja do estado, imprensa, registo civil, inquilinato, família, etc.. Em 19/6/1901 apresentou no parlamento uma moção afirmando que a república era a única forma de salvar a Pátria. Em 1913 o seu governo republicano conseguiu acabar com o défice orçamental crónico.

Em março de 1926 foi eleito pres. da assembleia geral da Sociedade das Nações.


O Estado Novo demitiu–o de todos os cargos públicos.

                                                 ***

1921 – Fundação em Lisboa do P.C.P. – Partido Comunista Português, na Associação dos Empregados de Escritório, oriundo da Federação Maximalista Portuguesa. 

Teve como secretário-geral em 1923, José Carlos Rates, jornalista, intelectual do movimento operário. Visitou Moscovo, foi correspondente do Pravda, escreveu Ditadura do Proletariado, foi diretor de O Comunista e afastado em 1924/5,  acusado de desvio de direita.

O PCP é o partido mais antigo de Portugal e foi o único que a ditadura fascista não conseguiu extinguir. No dia 25 de Abril de 1974, os seus 36 membros do Comité Central, em conjunto, tinham cumprido mais de 300 anos de prisão."

***

Felicitar o PCP e os seus militantes, pelo seu centenário, é um dever de quem encontrou neles os mais denodados lutadores contra a ditadura fascista e, depois do 25 de Abril, se tornou um partido integrante da democracia que temos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides