Marcelo contou a história de D. Pedro a Bolsonaro em encontro de 20 minutos [MadreMedia / Lusa – 7 set 2022 06:10]

“Eu aproveitei para contar a história de D. Pedro, a vida de D. Pedro. Isso foi um grande ponto de partida”, declarou aos jornalistas. Não explicou por que motivo o encontro se realizou com uma hora de atraso, se foi Bolsonaro que o fez esperar ou se chegou tarde.

Ninguém duvida da ignorância crassa de Bolsonaro, da rudeza de maneiras e do défice de raciocínio, mas ignorar o que se aprende na escola primária de qualquer país, saber quem foi o seu primeiro soberano, seria muito estranho.

O que pensaria Marcelo de quem viesse a Belém contar-lhe a história de D. Afonso Henriques? Ou de Bolsonaro se viesse explicar-lhe que o imperador D. Pedro, do Brasil, foi D. Pedro IV de Portugal?

Participar nas cerimónias do bicentenário da independência justificava a presença do PR português no Brasil, mas seria prudente evitar que o anfitrião, mais empenhado na campanha eleitoral do que na História do seu país, o usasse para propaganda própria.

Segundo a Lusa, Marcelo saiu da reunião no Palácio Itamaraty, em Brasília, para visitar aí o coração de D. Pedro, conservado em formol e guardado numa cápsula de vidro, que Portugal enviou do Porto, onde jaz no mausoléu da igreja católica da Lapa.

A víscera do Grão-Mestre da Maçonaria e primeiro imperador do Brasil foi autorizada a viajar por unanimidade da vereação do Porto para as festas da independência e ajuda à recandidatura presidencial de Bolsonaro. Foi o próprio Rui Moreira que a escoltou.

Com declarações à imprensa, a visita à víscera, em formol, e a explicação a Bolsonaro da história de D. Pedro, por ordem inversa, Marcelo já tinha um grande dia na visita de Estado. Foi a sua presença, ao lado de Jair Bolsonaro, no desfile militar com milhares de apoiantes ao Presidente brasileiro, que transformaram o PR de Portugal em adereço de um comício para as televisões de Portugal e Brasil e ensombraram pela quarta vez a sua visita ao Brasil no consulado de Bolsonaro.

A lição de História a Bolsonaro
 (imagem JN)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides