O funeral da rainha Isabel II e Dom Marcelo, PR português

Após onze dias de defunção itinerante, os figurantes que a homenagearam regressaram a casa. Dois cães e um pónei reais, uma centena de chefes de Estado e jornalistas da RTP, regressaram, respetivamente, ao canil, à estrebaria, aos palácios e às casas de aluguer de adereços para devolverem as gravatas pretas.

Foi um funeral com a presença de 2 mil convidados, mais do que uma boda excêntrica, centenas de milhares de súbditos nas ruas e muitos milhões de compungidos em frente das televisões, por todo o mundo, mimeticamente pesarosos pelo passamento da rainha.

Foi pesada a pegada ecológica das altas personalidades que disputaram espaço aos gatos pingados da agência funerária real inglesa, ao nível da poluição visual e sonora com que se quis branquear a monarquia e o defunto império britânico.

Na mórbida subserviência ao império, que sobrevive na cabeça da família real, lordes e fidalgos descendentes de piratas, o PR português descobriu uma dívida de gratidão pela independência de Portugal, sem explicar se se referia à remota batalha de Aljubarrota, ao ruinoso Tratado de Methuen, ao general liberal Gomes Freire de Andrade enforcado sob tutela britânica, assim como outros liberais, ao protetorado sob a chefia de William Beresford, regente de facto da monarquia portuguesa, a que a revolução liberal de 1820 pôs termo, ou ao Ultimato.

E apoiou os três dias de luto oficial decretados por Portugal, tantos como os dedicados a Mário Soares e Jorge Sampaio, sem que o Governo de Sua Majestade tivesse decretado um só dia pelo falecimento dos referidos presidentes portugueses.

A rainha recolheu finalmente à sepultura, depois de pragmaticamente aliviada das joias com que viajou no ataúde, deixando o decorativo e rentável lugar ao filho mais velho.

O espetáculo fúnebre esgotou-se. Os ingleses foram capazes de o manter em cena onze dias. E só Marcelo se lembraria de transformar as feridas em bálsamo.

O PR português regressou a Lisboa para assinar o expediente, dar uma aula a alunos do ensino secundário, convenientemente transmitida e comentada pelas televisões, antes de partir para os EUA.

Trouxe-me à memória este poema de Bertolt Brecht:

«Se este homem insubstituível franze o sobrolho

Dois reinos estremecem

Se este homem insubstituível morre

O mundo inteiro se aflige como a mãe sem leite para o filho

Se este homem insubstituível ressuscitasse ao oitavo dia

Não acharia em todo o império uma vaga de porteiro.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides