Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2024

As polícias, o intriguista e o oportunista

Imagem
Marcelo lançou polícias contra o Governo do PS; Montenegro prometeu dar-lhes o que queriam e, agora PM, diz que não cumprirá o que prometeu, A ministra (MAI) marcou uma reunião para continuar a negociar; o PM diz que não vai cumprir e Marcelo, o intriguista, diz que é preciso negociar. Quem os entende?

Associação 25 de Abril - Falecimento do general Franco Charais

Imagem
Caro(s) associado(s) É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do Capitão de Abril, Tenente General Manuel Ribeiro Franco Charais. A roda da vida não pára, chegou a vez de partir mais um de nós. Um dos principais artífices do 25 de Abril de 1974, integrante da comissão que elaborou o Programa do MFA, carta de missão de quem protagonizou, acima de todos, uma das mais belas páginas da História de Portugal. Programa que dizendo ao que vínhamos e ao que nos comprometíamos, porque cumprido integralmente pelo MFA, foi a base da consolidação da Democracia em Portugal, assente na nossa Constituição da República. O Franco Charais seria nesse processo de consolidação, um dos principais dirigentes do MFA, seja na Comissão Coordenadora, no Comando da Região Militar do Centro, no Conselho de Estado, no Conselho dos Vinte ou no Conselho da Revolução, onde se manteria até à sua extinção em Outubro de 1982. Após esta acção cívica e patriótica, Franco Charais abraçaria a área da pintur

Marcelo, Montenegro e as polícias

Imagem
Mesmo os mais desatentos da política recordam certamente a promulgação do diploma que concedia à PJ um determinado subsídio ou a sua atualização. Nessa altura já o PR andava descoroçoado com o fracasso dos esforços para combater o Governo e aproveitava o poder corriqueiro da promulgação para fazer as considerações que o prejudicassem. Cito de memória, “promulgo, mas agora tem de fazer o mesmo às outras polícias”. À boleia do PR, as outras polícias exigiram um subsídio igual, exibiram caixões junto à AR e ameaçaram o Governo que negociava com os sindicatos e que só caiu com o golpe urdido em Belém com a PGR contra António Costa e, depois, com recusa do PR a negar à maioria absoluta a indigitação de novo PM. Todos sabemos as consequências, então em Portugal, como há dois dias em França, com as imponderadas dissoluções parlamentares. Em Portugal foi um PR que não se conformou com a falta de poderes constitucionais e, como as crianças, sem avaliar as consequências, lançou o País na

No aniversário da morte de Sophia

Imagem
             25 de Abril Esta é a madrugada que eu esperava  O dia inicial inteiro e limpo Onde emergimos da noite e do silêncio E livres habitamos a substância do tempo (Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'O Nome das Coisas')

Pena de morte – 157.º aniversário da sua abolição em Portugal

Imagem
É com orgulho que evoco o 157.º aniversário da abolição da pena de morte em Portugal, para crimes civis (Lei de 1 de julho de 1867), quando a última execução conhecida em território nacional remontava a 1846.

Salgueiro Maia - 80.º aniversário do seu nascimento

Imagem
Todos lhe devemos tanto e tão poucos se recordam dele! Há, na amnésia coletiva, a vergonha da cobardia e a ingratidão de escravos libertados. 25 de Abril, sempre!