A. Cristas em águas pouco cristalinas…

…"Este recurso tem de ser devidamente valorizado. As pessoas têm de saber que a água custa dinheiro, a água não é para desperdiçar, a água é para ser usada com todo o cuidado e com toda a parcimónia e associar um preço a água favorece comportamentos mais cuidadosos, mais sustentáveis no que diz respeito ao uso do recurso da água», disse a ministra quando falava da disparidade das tarifas.”…
Declarações da Ministra Assunção Cristas na AR a 27.092011 sobre a privatização das Águas de Portugal. link


Chama-se a isto “meter água” a granel. A gestão privada da distribuição deste recurso natural “não privatizável” (como reconheceu a própria Ministra) acarretará um aumento de preços no consumidor. A tão eficiente gestão privada não é – como todos sabemos - um acto de filantropia. Tem um preço e deve originar lucros. Esta é a causa remota de futuros aumentos que acompanham os transportes, a electricidade e os combustíveis. Outro motivo (oculto) será saldar a dívida acumulada pelos Municípios à companhia Águas de Portugal no valor de 400 milhões de euros. link

Para completar o cerco aos contribuintes faltava aumentar a água. Então, dentro de um quadro da mais saloia hipocrisia política, fala-se de educação comportamental relativamente ao consumo de água. Educação compulsiva usando a chibata do preço. Um exemplar da pedagogia da “porrada”, pelo método do contínuo "esmifranço".



É de supor que dentro deste quadro educativo e preventivo do consumo relativamente a este precioso líquido (indispensável à vida), levado a cabo por esta insuspeitada “grande educadora ambiental”, sempre haverá lugar a um preço especial (reduzido como o IVA) para as regas dos campos de golfe. É que estes são fundamentais para o turismo nacional, um grande vector económico e isso bastará para criar a excepção. A excepção dos negócios em relação às pessoas tornou-se a regra (deste Governo).



De resto, é melhor aguardar por uma criativa taxa sobre o consumo de ar visando poupar oxigénio…e os pulmões!
Tudo continuará assim até ao dia em que os portugueses decidam fechar a torneira...

Comentários

O PSD e o PS são como dois irmãos gémeos que se guerreiam na disputa da herança da Quinta-Portugal.
Ambos com a ajuda do CDS/PP da chamada «democracia cristã»na qual
existem muita gente saudosa do clerical fascismo do Estado Novo.
Esta tróika lusa forma a Direita que governa o País,é apoiante do Liberalismo ditado por Bruxelas e apoia a Horda mercenária da Nato e suas guerras sujas de extermínio e conquista.Usando as adversativas que aprendi na Escola Primária,eu
digo:-Mas,porém,todavia,contudo...

Com populismo e demagogia/
muita mentira,verdade parece/
mas em liberdade e democracia/
O Povo tem o Governo que merece.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides