Mensagens populares deste blogue
Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017
Por
Carlos Esperança
-
Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
HUMOR – Frases de AMÉRICO TOMÁS, um troglodita que julgávamos não ter rival
Por
Carlos Esperança
-
“Comemora-se em todo o país uma promulgação do despacho número Cem da Marinha Mercante Portuguesa, a que foi dado esse número não por acaso, mas porque ele vem na sequência de outros noventa e nove anteriores promulgados...” “A minha boa vontade não tem felizmente limites. Só uma coisa não poderei fazer: o impossível. E tenho verdadeiramente pena de ele não estar ao meu alcance.” “Neste almoço ouvi vários discursos, que o Governador Civil intitulou de simples brindes. Peço desculpa, mas foram autênticos discursos.” “A Aeronáutica, como várias vezes disse, é um complemento da navegação marítima, pois com o progresso da técnica e a rapidez da vida de hoje, era necessário por vezes chegar mais depressa.” “O caminho certo é o que Portugal está seguindo; e mesmo que assim não fosse não há motivo para nos arrependermos ou para arrepiar caminho” [1964] “Eu devo dizer que as incompreensões e as críticas – e quando me refiro ás críticas refiro-me àquelas que não sã...

Comentários
São exemplos disso a noticia de que determinado estudo aponta para os beneficios no consumo de vinho tinto, ou que os portugueses são o povo com os salários mais baixos da Europa.
Estas noticias, pela falta e rigor com que são normalmente dadas mais não são do que (mais) uma tentativa de captar a atenção e fixar audiências.
Por um lado os jornalistas dão como liquida a fonte de informação, que muitas vezes são somente as noticias das outras televisões.
Por outro lado os resultados dos estudos são apresentados com enorme falta de rigor, generalizando por exemplo os beneficios do consumo do vinho ou utilizando a palavra Europa quando se deveria dizer Europa dos 15 com uma envolvência de resultados percentuais muitas vezes sem o devido reporte.
Outros exemplos são os diferentes estudos sobre a localização do novo aeroporto ou sobre a queima de residuos nas cimenteiras. Há para todos os gostos e opiniões!
Cabe ao jornalista ter algum critério na utilização das fontes e trasmitir a informação com as reservas que a mesma merece, deixando o telespectador formar a sua opinião de forma isenta.
Dizem-me que é isso que acontece na BBC e é isso que eu vejo por exemplo na Euronews!
Provávelmente de tacho, porca miséria.
PS, nunca mais.
É que já estamos habituados a mais do mesmo...