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A FRASE
Por
Carlos Esperança
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A descolonização trágica e a colonização virtuosa
Por
Carlos Esperança
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Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
Mesmo assim evoluiram...
Creio que os "apóstolos" chegaram de burro a Roma e depois desapareceram nas subterrâneas catacumbas.
Hoje, benzem cavalaos e passeiam na Praça de S. Pedro. Aristocrático.
Adenda:
Em Portugal, também se tratavam animais levando-os a locais de "culto" (profano).
No Alentejo, conheço um, em plena Serra d'Ossa, junto ao turístico convento de S.Paulo.
Aí existe um espaço onde se praticavam (praticam?) actos de regeneração e recuperação de animais doentes. No caso vertente dedicado ao gado bovino.
O povo chama a esse local o "santuário" de S. Cornelho , em homenagem às hastes frontais dos ditos bovinos.
S. Cornelho e não S. Cornélio, não há lapsus calami.
Estes santuários fazem parte de um interessante roteiro com variados cultos pagãos de que o Alentejo é fértil e que a ICAR tem, ao longo dos séculos, recuperado e integrado na sua liturgia, ou, pura e simplemente, feito desaparecer.
Uma outra particularidade é a profusão, pelo Alentejo, de "fontes santas".
Em enormes espaços de sequeiro, qualquer fonte viva, era santa, no sentido de bem querida.
Ao lado dessas fontes construiram-se pequenas capelas para cristianizar o loacal.
Hoje, com novos métodos de distribuição da água, esses pequenos templos estão abandonados e vandalizados - em ruína.
O progresso tornou-os excedentários no aspecto religioso e inúteis porque a maioria dessas fontes estão totalmente conspurcadas, poluídas.
O que uma "benzedura" me fez lembrar!