Há 1 ano


Há homens assim, cuja dimensão moral e intelectual os torna referência da sua geração e orgulho da cidade a que pertencem.

Fausto Correia era um desses homens que sublimou com Fernando Vale, de quem era amigo e foi adjunto no Governo Civil, o espírito de tolerância, o sentido da fraternidade e uma enorme bondade. Era o intelectual que Miguel Torga acarinhava e, sobretudo, o cidadão solidário que a todos cativava com a sua generosa amizade.

Foi um político de rara intuição e um governante competente mas foi, sobretudo, um exemplo de homem singular que transformava os conhecidos em amigos e estes em admiradores.Fausto Correia era o mais destacado político de Coimbra em actividade e o presidente da Câmara com que a cidade sonhou. Sendo um cidadão do Mundo foi um homem de Coimbra onde voltava de Bruxelas para o convívio fraterno com os amigos de todos os quadrantes.

Fausto Correia era o mais destacado político de Coimbra em actividade e o presidente da Câmara com que a cidade sonhou. Sendo um cidadão do Mundo foi um homem de Coimbra onde voltava de Bruxelas para o convívio fraterno com os amigos de todos os quadrantes.

Em Celas, no seu Café habitual, a tertúlia nunca mais será a mesma. Falta-lhe a seiva que a alimentava, a paixão da vida, o afecto que transbordava de quem foi a referência mais sólida de um numeroso grupo.Fausto Correia foi dos amigos mais próximos de Torga mas, no fundo, era o amigo de todos que transbordava simpatia.

Morreu esta manhã. Traiu-o o coração, aquele coração que o fez abnegado e solidário. Coimbra fica de luto e Portugal mais pobre.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides