Laicidade_2

A laicidade e a Universidade de Coimbra

Há 115 anos (6-12-1905) foi aprovada a separação da Igreja e do Estado pelo Senado francês em resposta às críticas do Papa Pio X, e um exemplo que serviu de modelo à Lei da Separação do Estado das Igrejas, de 20 de abril de 1911 da República Portuguesa.

Foi um avanço civilizacional que as próprias religiões defendem, se minoritárias, e condenam quando são maioritárias. A laicidade é, aliás, uma referência democrática da atual CRP portuguesa, comum a numerosas constituições de países democráticos.

A Universidade de Coimbra, depois da jubilação do Prof. Rui Alarcão, regressou aos hábitos pios da ditadura, com os recentes Reitores, ainda alcunhados de Magníficos, que à decência democrática preferem a salvação da alma à custa do cargo que exercem.

Quando o reitor da Universidade decide convidar os professores, funcionários e alunos para a missa, abdica de ser uma autoridade académica e torna-se o ‘muezim’ incumbido de anunciar o momento da oração.

Há catedráticos que nunca se resignaram à recente deriva beata. Amadeu Homem, Luís Reis Torgal e Vital Moreira, entre outros, destacam-se pelo seu inconformismo, numa atitude cívica que repudia a transformação do Reitor de uma Universidade pública em sacristão de uma escola confessional.

Comentários

amadeu moura disse…
Ainda há administradores de algumas instituições portuguesas que não desistem de querer salvar as almas dos portugueses que não são pios.

Tal como o reitor da UC, também Paulo de Macedo, quando chefiava a Autoridade Tributaria, emitiu uma nota de serviço a "convidar" todos os funcionários a assistirem a uma missa na Sé de Lisboa!

E muitas almas pias deste país à beira-mar plantado não se sentiram indignadas!

Digamos que já não há pachorra para tantos atropelos à Constituição.
Amadeu Moura:

A Associação Ateísta Portuguesa, de que eu era presidente, protestou contra o abuso do então diretor-geral das Finanças. Foi uma vergonha e um ultraje à laicidade, mas o Opus Dei não desiste, tal como os jihadistas de converter o mundo à religião de cada um deles.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides